Cherini alerta: China ameaça a produção de maçãs no Brasil

Cherini alerta: China ameaça a produção de maçãs no Brasil

O coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, deputado Giovani Cherini (PDT/RS), recebeu nessa quarta-feira (7), em seu gabinete, representantes da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM). A comitiva está em Brasília em busca de apoio das bancadas dos três estados do sul do país (RS, SC, PR) para sensibilizar o governo federal na defesa dos interesses do setor.
De acordo com o diretor executivo da ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque, há uma grande preocupação dos produtores brasileiros que, a cada ano, perdem espaço para a China, país detentor de 50% da produção mundial. Os chineses produzem 31 vezes mais maçãs que o Brasil, além de ser quase do mesmo tamanho de toda a fruticultura brasileira.
Outra questão é o subsídio agrícola. A ABPM reforça que a permissão da entrada da maçã da China no Brasil provocará colapso na cadeia produtiva e gerará impacto também sobre outros segmentos que integram o mercado, como o da banana e da laranja.
Diante desse cenário, Giovani Cherini se comprometeu a encaminhar o assunto aos demais parlamentares da Bancada Federal e solicitar audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Kátia Abreu, para tratar das demandas apresentadas pela ABPM.
“Vamos levar este assunto para a ministra com o apoio das bancadas de Santa Catarina e do Paraná. O país produz cerca de 1,2 milhão de tonelada por ano e gera em torno de 195 mil empregos diretos e indiretos. O Rio Grande do Sul responde a 45% da produção nacional de maçãs”, comprometeu-se o deputado federal.
Assuntos que serão abordados com a ministra:
Ameaça que um eventual acordo fitossanitário para dar acesso à maçã e pera chinesas ao mercado brasileiro, representará aos pomicultores do país.
– Ações que mantenham o status de erradicação da Cydia Pormonella no Brasil;
– manutenção do orçamento de subvenção ao prêmio de seguro agrícola da safra 2014/2015;
– Liberação dos valores relacionados ao termo de cooperação técnica entre Embrapa (uva e vinho) e o MAPA para ações de pesquisas associadas ao cancro europeu das pomáceas;
Curiosidades
-A maçã é a terceira fruta mais consumida no país, ficando atrás somente da laranja e da banana.
-Cada brasileiro consome em média cinco quilos de maçã por ano.
-O Brasil tem cerca de 4.300 produtores, sendo que 1.170 são gaúchos.

    Fonte: OM – Ascom PDT/EI | 8 de outubro de 2015


← Voltar
Sem comentários

Comente