Coma uma maçã todo dia e deixe de ir ao médico. Será verdade?

Coma uma maçã todo dia e deixe de ir ao médico. Será verdade?

Com certeza você já ouviu que ao ingerir uma maçã todo dia, terá uma saúde melhor. Mas, será mesmo? Inicialmente, fora a revista NOTES AND QUERIES que publicou pela primeira vez a frase: coma uma maçã sempre antes de dormir e evite que o médico roube o seu pão diário.

Mas, com o desenvolver da ciência, descobriu-se que indiretamente a maçã pode estar ligada à sua saúde. Não que comer uma maçã vá te impedir de ir ao médico: são um conjunto de fatores. Por exemplo, uma maçã é muito mais saudável que um bolo. Logo, ao ingerir mais alimentos saudáveis e com fibras, sua saúde será melhorada. O oposto acontece quando você come bolos: o índice glicêmico elevado faz com que o açúcar entre em contato rapidamente com o sangue, aumentando os riscos de obesidade.

Apesar de contribuírem indiretamente (ou diretamente), elas possuem todos os benefícios que precisamos para sobrevivermos diariamente. Muitos estudos nos mostram isso: as maçãs são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes. Elas ainda previnem que você sofra um infarto. Além disso, um estudo em mais de 20.000 adultos, descobriu que consumir quantidades maiores de frutas e legumes de polpa branca, incluindo maçãs, estava associado a um menor risco de derrame

Maçã como um benefício para todo o corpo

As maçãs são carregadas de fibras solúveis, fazendo com que possam reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol. Esse é um dos motivos pelo qual elas são extremamente recomendadas por nutricionistas: diminuem o colesterol ruim e conseguem promover a perda de peso. Este último fator se deve especialmente por possuir o índice glicêmico mais baixo, fazendo com que o alimento seja consumido pelo organismo de forma mais lenta, satisfazendo por mais tempo.

Comer uma maçã por dia melhora a saúde?

O cérebro também será beneficiado com o consumo de uma maçã por dia. Isso porque, quando você ingere maçãs, o processo oxidativo (trocas de NOX com e oxigênio, que provocam o envelhecimento, ferrugem e outros) deixa de ocorrer. Ele será retardado.

O baixo índice glicêmico é estritamente recomendado para pessoas que possuem riscos de diabetes. Já que ela é ocasionada pela dificuldade da célula em absorver o excesso de açúcar no sangue. Fazendo assim, com que um alimento que libera de maneira lenta, seja mais eficaz.

Não, você não vai necessariamente deixar de ir ao médico

Em resumo, as maçãs são altamente nutritivas e têm sido associadas a vários benefícios à saúde, incluindo melhora da saúde do coração e risco reduzido de certos tipos de câncer. É improvável que comer uma maçã todos os dias prejudique sua saúde. A fruta de fato é muito benéfica, mas isso não garante que você não vai precisar ir ao médico eventualmente.

Fonte: https://socientifica.com.br/maca-beneficios-corpo/



← Voltar
Sem comentários

Comente