Sidra de Maçã Brasileira

Sidra de Maçã Brasileira

Esta é uma receita do site Jardim do Mundo, visite: https://jardimdomundo.com/faca-em-casa-sua-propria-sidra-de-maca

Ingredientes:

  • 5 kilos de maçãs;
  • Um pacote de levedura;
  • Um recipiente de vidro com tampão ou garrafa;
  • Um recipiente de vidro com tampa menor esterilizada (como um frasco de doce).
  • 1kg de açúcar mascavo

Nota sobre as maçãs: para escolher bem você tem que ter em mente que a melhor sidra tem um equilíbrio entre o doce e o ácido que pode ser alcançado pela combinação de variedades. Se você usar todas as maçãs doces, você tem uma sidra muito forte. Veja diferenças sobre Gala e Fuji: http://bit.ly/galaefujibrasil

Modo de Fazer:

  1. Lavar bem as maçãs e cortá-las, não há necessidade de descascá-las, nem cortar muito pequeno, por que vamos processar. Remova contusões ou áreas macias.
  2. Coloque as maçãs em um processador, até virar um purê;
  3. Usando um filtro, filtre o mosto separado do sumo. Fique com o último. “Espremendo” o filtro para desperdiçar o mínimo possível de suco. Sirva-se com as costas de uma colher e reserve na geladeira.
  4. Misture meio copo de seu suco fresco com um pacote de fermento em um frasco com uma tampa. Feche o frasco e agite bem durante 5 a 10 segundos. Em seguida, deixe descansar por cerca de 6 horas, ou durante a noite.
  5. Quando a preparação borbulhar, libere a pressão desenroscando a tampa e fechando de novo.
  6. Encha uma panela com o suco restante, cozinhe por uma hora a fogo muito baixo para matar qualquer bactéria ou levedura selvagem que podem alterar o sabor da sua sidra (lembre-se que, se no meio tempo já aconteceu uma pequena lista de fermentação, por isso você deve manter-lo refrigerado). Não pode chegar a fervura (a temperatura deve ser superior a 70ºC e inferior a 85ºC).
  7. Adicionar 1kg de açúcar mascavo (maçã tem açúcar, mas se você adicionar mais ajuda para a fermentação e a sidra ser mais forte).
  8. Esterilizar o recipiente em que você depositar a sidra (fervura).
  9. Verter a suco no recipiente. Deixe esfriar até temperatura ambiente. Nesse ponto, adicione a fermentação de levedura. Mexa com uma colher e tampe (não se esqueça de esterilizar a tampa também!). É importante manter-lo cheio até a borda, por que se há oxigênio no recipiente você terá vinagre como produto final.
  10. Deixar o recipiente fermentado em lugar frio e escuro (15°C à 20°C). Depois de alguns dias, você vai notar que vai começar a borbulhar. Ele vai continuar borbulhando por alguns dias. Quando parar, deixe repousar mais uma semana para a levedura se instalar na parte inferior do recipiente.

Feito! Desfrute bem gelado!

Fonte: https://jardimdomundo.com/faca-em-casa-sua-propria-sidra-de-maca



← Voltar
Sem comentários

Comentários encerrados