01/07/2015 – ABPM participa de Reunião Técnica Conjunta com Produtores de Mudas de Macieira e Responsáveis Técnicos

01/07/2015 – ABPM participa de Reunião Técnica Conjunta com Produtores de Mudas de Macieira e Responsáveis Técnicos

Aconteceu hoje (01/07) na Sede do sindicato dos produtores rurais de Fraiburgo, Reunião realizada pelo Ministério da Agricultura, CIDASC, EPAGRI, ABPM e AMAP sobre a produção de mudas de macieira. 
A preocupação principal da reunião é o cancro europeu, inclusive o Ministério quer melhorar as condições dos viveiros e anseia que os responsáveis técnicos e os viveiristas façam as adequações, produzam os documentos para que todo o sistema esteja legalizado e fiscalizado.
Na reunião, pesquisadores da EPAGRI demonstraram quais os melhores métodos para aquisição dos porta-enxertos e material livre de vírus, cancro e bactérias que é a preocupação do Setor. 
O Diretor Técnico e de Qualidade ABPM, Sr. Marciano Bittencourt esteve analisando as discussões para levantar o assunto na próxima reunião da Comissão Técnica ABPM, que acontecerá em Lages-SC no dia 14/07, a fim de decidir as ações para atuarem junto à EPAGRI e EMBRAPA na produção e limpeza destes materiais. 
A produção certificada por estes órgãos de pesquisa poderia gerar plantas básicas aos viveristas com o fim de os produtores de maçãs terem acesso e garantia a mudas de alta qualidade fitossanitária e fisiológica.


← Voltar
Sem comentários

Comente