12/03/2015 – ABPM reúne associados para Assembleia

12/03/2015 – ABPM reúne associados para Assembleia

Aconteceu em Lages (SC) nesta quinta-feira (12/03) a segunda Assembleia da ABPM – Associação Brasileira de Produtores de Maçã do ano de 2015.

A Assembleia teve início com a apresentação do sistema de gestão econômico-financeiro GestFrut_Maçã, desenvolvido pelo pesquisador Dr. Joelsio Lazzarotto, da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves – RS, atendendo uma solicitação feita pela ABPM em 2013.

O sistema de gestão mostrou-se uma ótima ferramenta de controle e tomada de decisões e m relação a investimento e outros aspectos do negócio. O pesquisador está fazendo os últimos ajustes para em breve tornar a ferramenta pública aos produtores interessados. 


O Diretor Executivo da Associação agradeceu e parabenizou o Dr. Joelsio pela qualidade e abrangência da ferramenta que desenvolveu.

Na tarde desta sexta-feira a Associação encaminhou ofício ao Dr. Mauro Celso Zanus, Chefe Geral da Embrapa Uva e Vinho, também para agradecer o atendimento do pleito, parabenizar pelos resultados e colocar a estrutura da ABPM à disposição da EMBRAPA para a disseminação da ferramenta de gestão aos produtores de maçã, bem como o treinamento para a utilização do sistema em sua plena capacidade.

A Assembleia teve continuidade com a fala da Diretoria Executiva e Comercial da ABPM, relativamente à situação de Safra de mercado interno e também externo, e perspectivas para o restante da temporada.

Além disso, foram definidas as necessidades do setor a serem incluídas ao PAP – Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016, que foram negociadas para serem enviadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, CNA e ABRAFRUTAS na data de hoje, o que de fato ocorreu.

Por último, a Diretoria Executiva apresentou um conjunto de informações extraídas da Imprensa, Banco Central do Brasil, POF – Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008/2009 (a última que foi publicada), além de informações extraídas da Pesquisa qualitativa e quantitativa de mercado, contratada no ano de 2011 pela CNA. O objetivo foi criar um ambiente de discussão entre os presentes que fomentasse a construção de um briefing que será utilizado para a concepção de uma campanha de marketing com enfoque no estímulo ao consumo de maçã.

A assembleia contou com a presença de associados das regiões de Vacaria (RS), Fraiburgo (SC), São Joaquim (SC) e Palmas (PR).
Moisés Lopes de Albuquerque, Diretor ABPM

Dr. Joelsio Lazzarotto, Embrapa Uva e Vinho.


← Voltar
Sem comentários

Comente