30/01 – Governador participa da abertura da colheita da maçã em Vacaria

30/01 – Governador participa da abertura da colheita da maçã em Vacaria

O governador José Ivo Sartori, acompanhado pelo secretário Ernani Polo, da Agricultura, estará presente na abertura oficial da colheita da maçã 2015 em Vacaria nesta sexta-feira (30) às 10h. O evento é promovido pela Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi) e a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM). Produtores esperam colher mais de 14 mil hectares de pomares no estado, dos quais 6.770 apenas em Vacaria, na Região dos Campos de Cima da Serra.
A produção de maçã no Brasil se concentra na Região Sul, que é responsável por cerca de 98% dos números nacionais.
O cultivo da maçã é realizado por mais de 2.300 produtores, mas a maior parte do produto provém de grandes empresas. O Rio Grande do Sul, conforme dados da Agapomi, possui cerca de 550 pomicultores cultivando uma área total de mais de 14 mil hectares. Vacaria se destaca no RS e registrou em 2014 uma produção de mais de 270 mil toneladas. O município é responsável por quase 25% do total de maçãs produzidas no Brasil, o que o torna o maior produtor e exportador brasileiro da fruta.
O Rio Grande do Sul é atualmente o segundo maior produtor nacional de maçã e responde por cerca de 45% da produção brasileira, atrás apenas de Santa Catarina. O nordeste do estado, com as regiões dos Campos de Cima da Serra e Serra, concentra os municípios com maior produção. Destacam-se do conjunto Vacaria, Caxias do Sul, Bom Jesus, Muitos Capões, São Francisco de Paula, Ipê, Monte Alegre dos Campos e São José dos Ausentes.


← Voltar
Sem comentários

Comente