BB diz que contratações de financiamento de custeio agrícola aumentaram 93% em julho

BB diz que contratações de financiamento de custeio agrícola aumentaram 93% em julho

SÃO PAULO (Reuters) – O Banco do Brasil informou nesta terça-feira que o volume de financiamentos contratados para custeio agropecuário em julho, primeiro mês da safra de grãos 2015/16, aumentou 93 por cento na comparação como mesmo período do ano passado, para 6,4 bilhões de reais.
A nota foi divulgada em meio a queixas de produtores rurais sobre uma demora na liberação de crédito, num ambiente de juros mais altos, desde o período de pré-custeio.
A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, reuniu-se nesta terça-feira com produtores e dirigentes de instituições financeiras para avaliar o fluxo da liberação de recursos para a safra 2015/2016, com o objetivo de “estabelecer um monitoramento permanente do volume de recursos liberados pelos bancos para o custeio da safra”.
Segundo o Banco do Brasil, principal financiador do agronegócio, houve também incremento na quantidade de operações contratadas, que passaram de 47 mil para mais de 60 mil, ampliando o número de produtores rurais atendidos já no primeiro mês do ciclo.
Os números são resultado de uma combinação de fatores, como a disponibilização dos recursos desde o primeiro dia da safra, disse o banco na nota.
O Plano Safra 2015/16 do governo brasileiro prevê um recorde de 187,7 bilhões de reais em financiamentos, ante 156,1 bilhões de reais em 2014/15, com elevação nos recursos de custeio e comercialização e queda nos empréstimos para investimentos.


← Voltar
Sem comentários

Comente