Brasília – 09/10/2012 – Reuniões ABPM com Autoridades em Brasília

Brasília – 09/10/2012 – Reuniões ABPM com Autoridades em Brasília

Resumo: relato e imagens das reuniões que participamos hoje em Brasília.

Reunião agendada pelo Senador Paulo Paim com o Dr. José Carlos Vaz, Ministro Interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com o Dr. Caio Rocha, Secretário de Política Agrícola.
Foto: Apolos Paz/Audiência Maçã

Presentes: participaram desta reunião os Deputados Jerônimo Goergen e Celso Maldaner; a Prefeita de São Joaquim Sra. Marlene de Fátima Kayser da Rosa, a Assessora Parlamentar do Deputado Valdir Colatto, Sra. Aneli Dacas, Sr. Fernando Martins – representando a Frente Parlamentar da Agricultura, Sr. Volnei Donizete Nunes – Presidente da AMAP e Diretor de Política Agrícola e de Crédito da ABPM, Sr. Moisés Lopes de Albuquerque – Diretor Executivo ABPM, Sr. Joaquim – Diretor Amap, Dr. Luiz Antônio Correia – Diretor de Gestão de Risco Rural, Dr. Wilson Vaz de Araújo – Diretor de Economia Agrícola, Dr. João Antônio Fagundes Salomão e Dr. Gustavo Firmo, que atuam na Área de Política Agrícolas de Culturas Permanentes.

Temas Tratados: – Subvenção ao prêmio de seguro agrícola; -revogação da IN MAPA 12, de 06/06/2012, que estabelecia restrição a importação de maçã e pêra da Argentina; – extensão do prazo de reembolso da Lec de 180 para 240 dias; – regulamentação pelo BNDES da resolução CNN que tratou da composição do endividamento da maçã; – dificuldades experimentadas pelo Setor que tem impactado no limite de crédito de quem tem manifestado formalmente as financeiras interesse em acessar esta operação. 
Foto: Apolos Paz/Audiência Maçã

Esses assuntos terão andamento e definição numa reunião na próxima semana, que será em conjunto entre o Setor, Seguradoras e Ministério da Agricultura. 

Na questão da renegociação do endividamento, soubemos que a perspectiva do BNDES é regulamentar a resolução até a primeira semana de novembro e, na próxima semana haverá uma reunião entre o Setor, BRDE, BNDES, e Banco Central, para tratar dos aspectos relacionados ao impacto dos limites de crédito de quem manifestou interesse em acessar a operação. 
Quanto a revogação da IN 12, o Ministério garante que a medida impacta apenas em procedimentos que aumentavam a burocracia da importação mas, que não trarão qualquer impacto na qualidade das inspeções sanitárias e de qualidade. 
Reunião com Dr. Fábio Florêncio Fernandes – Secretaria de Defesa Agropecuária
Além desta reunião e da que tivemos pela manhã com o Senador Paulo Paim, tivemos outra com o Dr. Fábio Florêncio Fernandes, Coordenador Geral da Coordenação de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, o qual nos alertou que medidas estão sendo tomadas pelo Ministério da Agricultura em função da constatação da presença de resíduos de pesticidas não permitidas no Brasil em frutas argentinas. 
Reunião com Dra. Rosimeire Cristina  Superintendência Técnica CNA
Nos reunimos posteriormente com a Superintendente Técnica da CNA, Dra. Rosimeire Cristina, e tratamos da política de inovação do setor com destaque para as questões da implantação de uma biofábrica para a produção de macho estéril e inimigos naturais de Moscas-das-Frutas. 
A CNA já tem modelos de outros investimentos parecidos com este realizados a fundo perdido, notadamente via FINEP e, nos garantiu todo o apoio para a concretização desta medida. 


← Voltar
Sem comentários

Comente