Dia de Campo em Caçador mostra os resultados das pesquisas da Epagri com a maçã

Dia de Campo em Caçador mostra os resultados das pesquisas da Epagri com a maçã

No dia 13 de março a Estação Experimental da Epagri em Caçador recebe fruticultores e demais representantes da cadeia produtiva da maçã para mostrar os resultados do Programa de Melhoramento Genético de Macieira da Empresa, desenvolvido há 45 anos em parceria com a Estação de São Joaquim e responsável pelo lançamento de 19 cultivares. O evento será no pomar experimental, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia.

No evento serão repassadas informações técnicas sobre os três últimos cultivares de maçã lançados pela Epagri: Luiza, Elenise e Venice. Serão 10 palestrantes que vão falar sobre manejo e tratos culturais, fitossanidade, nutrição de plantas, análises nutricionais de folhas e de polpa de frutos, fisiologia de produção e de pós-colheita, observação das plantas de macieira nos pomares experimentais e análise sensorial de frutas.

Atualmente, a produção de maçã no Brasil se concentra em dois cultivares: Gala e Fuji, que hoje representam cerca e 95% da maçã produzida no país. O trabalho de pesquisa da Epagri visa oferecer mais opções para a cadeia produtiva da maçã. Segundo o gerente da Estação Experimental de Caçador, Renato Luis Vieira, o foco do programa é desenvolver cultivares específicos para o pequeno agricultor, adaptados às condições do Brasil, resistentes a doenças e com qualidade de fruta e conservação tão boa quanto os que vêm sendo cultivados.

“Estamos continuamente procurando lançar melhores materiais. Novas variedades estão sendo desenvolvidas e devem ser lançadas em breve”, diz Renato, que se orgulha de fazer parte do principal programa de melhoramento genético de maçã do país.

Santa Catarina é o maior produtor de maçã no Brasil e a Epagri é uma grande responsável por essa  liderança. Na safra 2017/2018 foram colhidas cerca de 575 mil toneladas, conforme a previsão da Epagri/Cepa, que também estima um crescimento de 5% na safra deste ano. O cultivo é feito em aproximadamente 16 mil hectares por mais de 2,5 mil produtores.

  • O Que: Dia de Campo sobre cultivares do Programa de Melhoramento Genético de macieira da Epagri
  • Quando: 13 de março, quarta-feira, das 14h às 17h
  • Onde: pomar experimental da Estação Experimental da Epagri em Caçador, localizada na Rua Abílio Franco, 1500, Bairro Bom Sucesso
  • Mais informações: Estação Experimental de Caçador (49) 3561-6800.

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992 / 3665-5147
Cinthia Freitas, jornalista: (48) 3665-5344
Isabela Schwengber, jornalista: (48) 3665-5407

Fonte: https://www.epagri.sc.gov.br/index.php/2019/03/12/dia-de-campo-em-cacador-mostra-os-resultados-das-pesquisas-da-epagri-com-a-maca/



← Voltar
Sem comentários

Comente