Embalagem sob medida combate desperdício de frutas e legumes

Embalagem sob medida combate desperdício de frutas e legumes

Fonte:
 Jornal Nacional 02/10/2012

Técnicos escanearam centenas de frutas para
ter dimensões, textura e formato reais de cada uma. Protótipos impressos em 3D
serviram para testar compartimento que evita que a produção fique pelo caminho.
O Instituto
Nacional de Tecnologia (INT) apresentou uma novidade para combater o
desperdício de frutas e legumes.
Elas costumam
chegar em caminhões e embaladas em caixas de madeira ou papelão.
“No balanço
acontece algum amassadinho. Tem que escolher bem”, diz um casal.
A Central de
Abastecimento do Estado do Rio (Ceasa) recebe diariamente cinco mil toneladas
de frutas e legumes. Desse total, cerca de 250 toneladas são perdidas no mesmo
local. As condições na colheita, no transporte e principalmente a forma de
embalar a mercadoria são determinantes para que esses alimentos cheguem até o
consumidor ou sejam jogados fora.
De 30% a 40% da
produção ficam pelo caminho. Pensando no prejuízo, o Instituto Nacional de
Tecnologia, no Rio, e a Embrapa resolveram
criar embalagens sob medida. Os técnicos escanearam centenas de frutas para ter
as dimensões, a textura e o formato reais de cada uma. Os protótipos impressos
em 3D serviram para testar a embalagem ideal.
Já foram aprovados
os modelos para manga, mamão papaya, caqui, palmito pupunha e morango, que
ganhou caixa com furinhos. Hoje, eles costumam vir embalados em uma bandeja de
plástico.
As novas embalagens
têm o recorte que permite o encaixe da fruta, o que não acontece nas caixas
tradicionais.
“Ela não é
danificada e o espaço permite a respiração adequada”, analisa um pesquisador.
Com isso, as frutas
não amadurecem antes do tempo.
Já há encomendas
para as embalagens do morango e do palmito. Para o coordenador do projeto, Luiz
Carlos Motta, a novidade não vai encarecer o preço das frutas porque as perdas
vão diminuir.
“A fruta vai durar
muito mais, em muito melhor estado e mantendo todas as qualidades essenciais
dela”, enumera.
“Show de bola. Vai
chegar na mesa do consumidor só o filé”, brinca um vendedor.



← Voltar
Sem comentários

Comente