Epagri comemora 60 anos de extensão e 40 anos de pesquisa agropecuária destacando papel dos funcionários

Epagri comemora 60 anos de extensão e 40 anos de pesquisa agropecuária destacando papel dos funcionários

Os trabalhadores foram os principais lembrados na comemoração dos 60 anos de extensão rural e pesqueira e 40 anos de pesquisa agropecuária em Santa Catarina. As datas foram comemoradas em sessão especial da Assembleia Legislativa realizada no dia 7 de março, no auditório da Epagri, em Florianópolis.

DSC_7871

O deputado estadual José Milton Scheffer, que solicitou a sessão especial, destacou que o grande diferencial da Epagri é a qualidade dos recursos humanos, “o amor que os funcionários têm pela causa”. Ele lembrou que o agronegócio é responsável por 30% do PIB catarinense, apesar de a estrutura do governo para o setor (Secretaria da Agricultura, Cidasc e Epagri) custarem apenas R$ 600 milhões ao ano para os cofres públicos.

 

O presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, lembrou também a importância da parceria com outras instituições, como Fapesc, cooperativas, sindicatos rurais, Faesc, Fetaesc, prefeituras, etc. “Essas entidades ajudam a Epagri a fazer a diferença na pesquisa e na extensão”, sentenciou. Ele também lembrou que a Empresa precisa permanecer atenta ao desafio constante de dar respostas objetivas para a agricultura e a pesca em Santa Catarina.

 

DSC_7798O secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, que compareceu ao evento representando o governo do Estado, reconheceu e agradeceu toda a equipe da Epagri pelo que fez e está fazendo por Santa Catarina. “Fica aqui um estímulo a cada um para que siga desempenhando essa missão e contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos catarinenses”, finalizou.

 

Homenagens

O evento também teve homenagens. Além das instituições parceiras, a Epagri homenageou 42 funcionários da ativa, escolhidos pelos colegas em eleição direta. Nessa lista entraram profissionais de diversas carreiras, desde operários agrícolas até extensionsitas e pesquisadores, passando por cozinheiras, auxiliares administrativas, técnicos em informática e outros.

Por fim, foram homenageados dois pioneiros da pesquisa e extensão rural em Santa Catarina: Glauco Olinger, fundador da Acaresc e José Oscar Kurtz, primeiro presidente da Empasc. Há quase 25 anos essas empresas se fundiram a outras para formar a Epagri.

Glauco lembrou aos atuais funcionários a importância de sempre priorizar a natureza em suas atividades. “O homem nada mais é do que apenas parte da natureza e a parte jamais será mais importante que o todo”, ressaltou. Kurtz mostrou-se emocionado com a homenagem. “Fico feliz porque não fui esquecido por vocês”, resumiu.

DSC_8032

No evento foram lançados os livros Fragmentos da Extensão Rural e
Pesqueira em Santa Catarina – 1956/2016 e Epagri – 40 anos de Pesquisa
Agropecuária em Santa Catarina, editados pela Gerência de Marketing e
Comunicação da Epagri.
Tags:


← Voltar
Sem comentários

Comente