Fraiburgo, no Meio-Oeste, responde por 24% da produção de maçã do Estado

Fraiburgo, no Meio-Oeste, responde por 24% da produção de maçã do Estado

Fraiburgo, no Meio-Oeste, responde por 24% da produção de maçã do Estado Marco Favero/Agência RBS
Os registros indicam que o plantio comercial de maçã no país começou em Fraiburgo, município de pouco mais de 34 mil habitantes localizado no Meio-Oeste. Os primeiros pés de macieiras visando negócios foram plantados na década de 1960. Atualmente, a cidade responde por 24% da produção catarinense e 13% da nacional. A meta para a safra de 2016 é aumentar esses índices.
Segundo informações da secretaria de desenvolvimento econômico do município, o plantio do fruto responde por 50% da economia local, mas já foi maior. A equação que inclui renovação da lavoura e dificuldade de encontrar mão de obra segurou a produção.
— Fraiburgo não tem mão de obra. Nesta safra, seis mil pessoas vieram para a cidade para ajudar na colheita, principalmente do Mato Grosso e do Maranhão — explica o secretário de desenvolvimento econômico da cidade, Joaquim Tadeu Borges, que afirma que a falta de mão de obra é porque a cidade é pequena e é difícil encontrar trabalhadores para a função. 
Ele acrescenta que o período curto de colheita da maçã Gala, por exemplo, encarece ainda mais a mão de obra. Mas os produtores estão otimistas. É o caso do Grupo Renar Pomifrai, de Fraiburgo, que na colheita deste ano produziu 34 mil toneladas, mas espera aumentar para 45 mil toneladas na próxima safra. O plano é originar a fruta para aumentar a produção. Ou seja, eles irão selecionar produtores, provavelmente da Serra catarinense, para depois embalar e comercializar a fruta na fábrica. Além disso, com a alta do dólar, a expectativa é voltar a exportar:
— A ideia é exportar no próximo ano, como fizemos há dois anos. Os principais clientes no Exterior são Holanda, Inglaterra e Ásia — afirma Pedro Tamiozzo, gerente de packing house do grupo.
A empresa, que conta com 700 funcionários, vende 80% da produção para Nordeste e Sudeste. Atualmente, os produtores catarinenses respondem por cerca de 50% de toda a maçã produzida no Brasil. Os principais polos estão em São Joaquim e Fraiburgo.


← Voltar
2 Comentários
  • Antoino E. Zanotto
    Postado às 12:06h, 17 setembro Responder

    " período curto de colheita da maçã Galo"… Não seria maçã Gala?

  • admin
    Postado às 22:20h, 17 setembro Responder

    Sr. Antonio, sim, a maçã é Gala. Está incorreto na publicação, mas fizemos a correção em nosso post. Muito obrigado por nos contatar e questionar a informação.

Comente


[elfsight_social_share_buttons id="1"]