Maçã com Canela: a Dupla Saborosa que Emagrece e Previne Doenças

Maçã com Canela: a Dupla Saborosa que Emagrece e Previne Doenças

Publicado por: https://www.terra.com.br/amp/vida-e-estilo/saude/bem-estar/maca-com-canela-a-dupla-saborosa-que-emagrece-e-previne-doencas,ecc6c1111ca4245fa8b25f2d68868745ih259qbe.html

Especialistas revelam os benefícios de cada ingrediente e como a combinação deles pode ser funcional para o organismo

A dupla maçã e canela, talvez, não seja unânime. É possível que alguns não gostem de um, ou de outro. No entanto, após estabelecer as devidas ressalvas de gosto particular, é fato que os dois alimentos estão entre os itens naturais mais consumidos no Brasil. Além de serem opções saborosas para a maioria das pessoas, são itens de fácil acesso para grande parte da população.

Fora isso, existem também inúmeros outros fatores para incluir – tanto a maçã, como a canela – na alimentação diária. Sobre a fruta, não é novidade que ingerir uma unidade dela por dia pode fazer diferença. Já a especiaria, cheia de perfume e sabor, também conta com várias razões para ser consumida.

Benefícios da maçã

A maçã, por exemplo, é excelente para quem quer emagrecer e evitar o desenvolvimento de doenças. Segundo a Dra. Valéria Goulart, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), os polifenóis – substância encontrada na composição da fruta – são fundamentais para fortalecer o coração e evitar doenças cardiovasculares.

Além disso, as maçãs possuem uma grande quantidade de fibras e água. Fatores que, quando combinados, elevam a sensação de saciedade do organismo, diminuem a fome e te ajudam a seguir firme na dieta, sem cair em tentações. Inclusive, a fruta possui um baixíssimo índice calórico, o que permite o seu consumo sem grandes preocupações.

De acordo com a Dra. Valéria, a pectina – outra substância encontrada na maçã – faz com que o organismo diminua a absorção de açúcar. Algo que não favorece apenas o emagrecimento, como ajuda a prevenir diabetes. Confira os principais benefícios apontados pela especialista:

  • Ajuda a emagrecer;
  • Previne o aparecimento de diabetes;
  • Fortalece o coração;
  • Combate o colesterol ruim;
  • Evita dores no estômago;
  • Diminui as chances de desenvolver Alzheimer e derrame cerebral;
  • Possui ação anti-inflamatória;
  • Reduz a probabilidade do aparecimento de câncer;
  • Retarda o envelhecimento;
  • Ajuda a saúde bucal, diminuindo o mau hálito;
  • Melhora a saúde da pele.

Benefícios da Canela

Já a canela, condimento de uso milenar altamente consumido por inúmeras culturas mundo à fora, não fica para trás quando o assunto é saúde. Segundo a nutricionista Patrícia Leite – que costuma dar boas dicas em seu canal no YouTube – existem relatos históricos de que a especiaria já era utilizada por povos antigos para o tratamento de dores e tosses, por exemplo.

Atualmente, com a ajuda de vários estudos mais tecnológicos, já se sabe também que a canela retarda o esvaziamento gástrico. Isso significa que o alimento permanece mais tempo parado dentro do estômago. Segundo a nutricionista, é um fator que colabora para o emagrecimento, já que diminui os picos de insulina e promove maior saciedade – benefício semelhante aos da maçã. Ou seja, você sente menos fome.

De acordo com Patricia, a canela também funciona como uma espécie de digestivo natural. Característica que melhora o funcionamento do organismo e promove uma absorção maior de nutrientes. Além disso, as ações anti-inflamatórias da especiaria também contribuem para a recuperação muscular. Excelente notícia para os praticantes de atividades físicas. Confira os benefícios indicados pela especialista:

  • Ajuda a emagrecer;
  • Melhora a absorção de nutrientes;
  • Contribui para a recuperação muscular;
  • Combate dores e inflamações;
  • Acelera o metabolismo;
  • Controla o açúcar no sangue, prevenindo o aparecimento de diabetes;
  • Reduz a agregação plaquetária;
  • Fortalece o coração e evita o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
  • Combinação saborosa e funcional

Como podemos ver, motivos para incluir maçã e canela na dieta não faltam. E a boa notícia é que os dois alimentos, quando consumidos ao mesmo tempo, além de saborosos, oferecem mais benefícios para a saúde. Segundo a Dra. Valéria, apostar na dupla é uma ótima maneira de combinar vantagens para o organismo e até mesmo diminuir o apetite. Ótimo para quem quer emagrecer com saúde.

Uma boa maneira para agregar todos esses valores positivos é dividir a maçã ao meio, colocar um pouco de canela em pó e esquentar por alguns segundos no micro-ondas. Outra alternativa é cortar a fruta em chips, levá-la ao forno e salpicar a especiaria por cima.

Para quem não gostou de nenhuma das opções, ainda existe a possibilidade de fazer um chá de maçã com canela. Basta picar a fruta em cubinhos, congelar, descongelar e acrescentar a especiaria. Pronto, o composto se transformará em uma saborosa bebida funcional.

Fonte:https://www.terra.com.br/amp/vida-e-estilo/saude/bem-estar/maca-com-canela-a-dupla-saborosa-que-emagrece-e-previne-doencas,ecc6c1111ca4245fa8b25f2d68868745ih259qbe.html



← Voltar
2 Comentários
  • Dayvson Fernandes
    Postado às 16:19h, 15 março Responder

    Olá, ABPM, excelente conteúdo e inspirador, saiba tudo sobre o Programa de Reeducação Alimentar que ajuda mais de 75.000 Pessoas em 7 Países nos Últimos 2 Anos que Precisaram Reduzir Drasticamente Suas GORDURAS CORPORAIS em poucos dias

    Para saber sobre o conteúdo acesse o link: https://bit.ly/receita-secar-20

    • ABPM
      Postado às 11:39h, 16 março Responder

      Olá Dayvson, que felicidade te encontrar aqui!!Maçã é tudo de bom!Muito obrigado pela sua participação!!Continue com o Clube e os benefícios da maçã brasileira!!

Comente