Maçã, o Super Alimento!

Maçã, o Super Alimento!

Maçã, o super alimento! Confirmado, Reconhecido! Cada vez que se analisa o valor nutritivo das frutas, a maçã sai em primeiro lugar! Era assim há 50, 80 anos. 

Isso me leva há 55 anos atras, quando nos foi oferecido tentar a implantação de frutas de clima temperado no Brasil. Loucura! Mas a oferta era de um brasileiro, Sr. René Frey, filho de um alemão que morava numa região de clima similar ao da Alemanha e da França! Fraiburgo.
Um ano depois, um diretor da empresa, Engº Agrº Gabriel Evrard, veio ao Brasil encontrar-se com René Frey. Visitaram o Sul do Brasil recolhendo dados sobre solo e clima. Na sua volta o Sr. Gabriel falou longamente comigo: “Fui lá principalmente por você. Você sabe que estou me aposentando, meu filho vai ficar no meu lugar aqui, então fica só você para ir ao Brasil. Resta você. Se você quiser ir até lá terá carta branca para tocar a parte técnica. Nós aqui ficamos com a parte financeira, a administração será certamente com meu genro. Da viagem que acabo de fazer tenho certeza que você conseguirá realizar algo em fruticultura de clima temperado…” 
O Sr. Gabriel gostava muito de mim, era reciproco, eu era o Amigo-Irmão do seu filho , Henri. Passamos toda a nossa adolescência sempre juntos.
E, isso foi apenas o início da minha longa história com a produção de maçã no Brasil… 

Bom Dia!

Roger Biau

Fonte: http://www.abpm.org.br/maca-o-super-alimento/

Maçã, o super alimento

Além de retardar o envelhecimento, maçã ajuda no combate ao câncer
Publicado por Portal N10 em 27/03/2016 
Por conter uma boa concentração de fibras e vitaminas A, B, C e E, a maçã é uma forte aliada na prevenção de doenças, desde um mau hálito até a prevenção de câncer.
Com substâncias antioxidantes, como a quercetina, vitamina C, flavonoides, naringina e pectina, a maçã pode ajudar na prevenção da gripe, retardar o envelhecimento e atuar no combate contra alguns tipos de câncer: pulmão, fígado, mama e cólon.
Estudos realizados comprovam que as substâncias encontradas na maçã ajudam a reduzir em 17% o risco de câncer de mama quando consumida uma vez por dia. A fruta também reduz em 50% as chances de desenvolver câncer de pulmão, 47% em relação ao câncer de cólon e 57% em relação ao câncer de fígado.
Outros benefícios atribuídos ao consumo da maçã são a perda de peso, causado pela saciedade que se dá pelas fibras presentes na casca e o ácido ursólico que ajuda na queima de calorias; a redução do colesterol ruim, o LDL; diminuição no risco de diabetes através do ácido galacturônico. A maçã também ajuda a memória e as funções cerebrais, protegendo-as para evitar o mal de Alzheimer.
Um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos, apontou que frutas com a polpa branca, como é o caso da maçã e da pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Os pesquisadores perceberam que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia reduz o risco em cerca de 40%.
Os agentes cicatrizantes presentes na maçã ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Esta fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas também pode melhorar este quadro comendo maçã.
Outro benefício desta fruta maravilhosa é a prevenção da cárie dentária. O sumo das maçãs podem matar até 80% das bactérias presentes nos dentes.

Fonte: http://oportaln10.com.br/alem-de-retardar-o-envelhecimento-maca-ajuda-no-combate-ao-cancer-44301/#ixzz44Ciuf43T

Publicado em: http://www.abpm.org.br/maca-o-super-alimento-2/



← Voltar
Sem comentários

Comente