‘Maior e de melhor qualidade’: produtores de maçã estão otimistas com a safra

‘Maior e de melhor qualidade’: produtores de maçã estão otimistas com a safra

Com os pomares carregados, a colheita da maçã já está perto de começar. Em Fraiburgo, no Meio-Oeste de Santa Catarina, os produtores esperam uma safra maior e de melhor qualidade.

Colheita deve ser no início de fevereiro – Foto: Carlos Correa/NDTV/ND

O início da colheita está marcada para o começo de fevereiro. Agora, a expectativa dos produtores é com relação ao clima para que a fruta se desenvolva mais ainda.

Segundo o presidente da ABPM (Associação Brasileira de Produtores de Maça), Pierre Nicolas Pérès, ainda faltam três semanas para início da colheita da fruta, ou seja, tempo necessário para corrigir os problemas provocados pelo clima.

“Falta um pouco mais de chuva e uma noite um pouco mais fria para dar a pigmentação da casca, que precisa do frio da noite para pegar a coloração bonita do vermelho”, analisa Pérès.

Produção

Em 2019, Fraiburgo colheu um milhão e oitenta e cinco mil toneladas de maçã, sendo que grande parte da colheita foi para o mercado interno. Atualmente o município corresponde a 30% da produção estadual e 20% da geração nacional da fruta.

O engenheiro-agrônomo da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC), José Luiz Petry, comenta que o consumidor terá grande vantagem nesta safra, pois, foram usados menos inseticidas do que nos anos normais, quando se teve um regime de chuva maior.

“Se por um lado essas condições de clima atrapalham um pouco a produtividade, por outro, estamos ganhando em qualidade da fruta, pois, estamos passando por um período relativamente seco. Com isso vamos ter uma fruta com mais açúcar”, salienta Petry.

A expectativa dos produtores é de que a colheita de 2020 seja igual ou maior do que a do ano passado, se o clima colaborar.

“Obviamente que se as condições climáticas forem negativas, vamos colher um pouco menos. Estamos torcendo que o clima seja favorável para os produtores e que o final do desenvolvimento da fruta, seja feito com boas condições climáticas”, diz Petry.

Produtores estão otimistas com a safra 2020 – Foto: Carlos Correa/NDTV/ND

Fonte:https://ndmais.com.br/noticias/produtores-de-maca-estao-otimistas-com-a-safra-de-2020-em-fraiburgo/



← Voltar
Sem comentários

Comente