Mapa fará busca ativa de produtores que podem ascender à classe média

Mapa fará busca ativa de produtores que podem ascender à classe média

Ministra assinou Termo de Cooperação Técnica com o Sebrae para capacitar pequenos agricultores
A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou nesta segunda-feira (30) que o governo fará uma busca ativa dos produtores rurais que têm potencial de ascender à classe média. Esses agricultores serão atendidos por um programa que está em elaboração no Mapa. O objetivo é aumentar a renda das pequenas propriedades por meio de assistência técnica e extensão.
O Termo de Cooperação Técnica entre o Sebrae e o Mapa foi assinado, nesta segunda-feira (30), pela ministra e pelo presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barretto. Para Kátia Abreu, este é o primeiro passo para o programa de mobilidade social no campo anunciado em seu discurso de posse.
Pesquisa e inovação democratizadas
O Ministério, em parceria com a Fundação Cesgranrio, está mapeando as 557 microrregiões do país para encontrar, inicialmente, 100 mil produtores rurais aptos a receberem assistência do programa.
“Com ajuda das entidades de classe, das cooperativas e das associações, não teremos dificuldade para encontrar aquele que está com faturamento baixo e precisa melhorar sua renda”, afirmou a ministra.
“Vamos começar com aqueles que já estão próximos desse alcance de renda média para darmos um empurrão com os instrumentos e oportunidades que estão no mercado, democratizando a pesquisa e a inovação. Essas técnicas já são utilizadas pelos grandes, mas ainda não chegaram aos pequenos”, disse.
O presidente do Sebrae disse que a agropecuária é um dos setores mais pujantes da economia, mas ainda apresenta lacunas. “Pequenos produtores precisam de apoio para entrarem no mercado, o que podemos e temos obrigação de oferecer”, afirmou Luiz Barretto. “Este é o início de um processo que terá grandes resultados concretos”, concluiu.


← Voltar
Sem comentários

Comente