O ciclo da maçã brasileira

O ciclo da maçã brasileira

A produção da maçã brasileira exige dedicação dos produtores o ano todo. As atividades no campo e nas estações de condicionamento seguem regularmente para garantir a produção da fruta e o abastecimento do mercado.

Cada fase de produção e estação apresenta sua demanda que despende mão de obra, assistência técnica especializada, emprego de tecnologia, maquinário e ferramentas.

Outono: o trabalho no campo é de limpeza e conservação dos pomares e as atividades mais intensas permanecem na estação de condicionamento, onde as maçãs são levadas logo após a colheita, armazenadas em câmaras frigoríficas, embaladas e destinadas ao consumidor.

No outono, as macieiras já sem frutos, perdem as folhas e se preparam para a chegada do inverno, quando entram em fase de dormência, descansando o período de produção e se preparando para o próximo ciclo.

Inverno: as macieiras precisam do frio. A temperatura abaixo de 7,2°C por, pelo menos, 700 horas, é essencial para que a árvore entre em dormência para se preparar para a próxima safra. Nesta época também é feita a poda da macieira.

Formação de geada nos pomares da maçã brasileira. Temperaturas negativas e sensação térmica de até -22ºC.

Primavera: o cuidado é com a florada, quando as abelhas fazem o trabalho de polinização das flores que darão origem aos frutos, e, com a frutificação, é preciso fazer o raleio para que as maçãs tenham espaço para crescer.

Esta é a estação das flores e das abelhas. Os pomares ficam lindíssimos, com as macieiras repletas de flores rosadas enquanto a música é o zum-zum das abelhas que passeiam de flor em flor colhendo seu néctar e polinizando cada uma das flores que darão origem as maçãs.

Verão: os frutos estão prontos para a colheita. É a época de trabalho mais intenso e muita mão de obra é contratada para auxiliar, gerando assim milhares de empregos.

Macieiras carregadas de deliciosas maçãs, prontas para a colheita. nesta estação os pomares estão ainda mais belos e perfumados pelo aroma das maçãs brasileira, saudáveis, suculentas e muito gostosas.



← Voltar
Sem comentários

Comente