Pesquisadora representa a Fepagro em evento nacional sobre abelhas

Pesquisadora representa a Fepagro em evento nacional sobre abelhas

Pesquisadora representa a Fepagro em evento nacional sobre abelhas
O objetivo foi reunir pesquisadores e estudantes de várias partes do mundo que têm as abelhas nativas e exóticas como tema central de pesquisa.

Sidia apresentou o primeiro modelo de distribuição potencial de Mourella caerulea e as implicações para a conservação dessa espécie de abelha sem ferrão que constrói seus ninhos no solo em áreas abertas e associados a cultivos agrícolas. O modelo propõe que M. caerulea tem aproximadamente 46.000 km² de distribuição, ocorrendo nos biomas Mata Atlântica e Pampa, e sendo mais provável encontrar a espécie em ecorregiões como a Floresta Atlântica do Alto Paraná, Floresta de Araucária e Savana Uruguaia. “Como a perda de áreas naturais desses ambientes ultrapassa 70%, acredita-se que a espécie possa ser enquadrada em estado vulnerável de conservação, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN – sigla em inglês).
Segundo Sidia, o projeto terá continuidade com a validação dos modelos em campo, preenchendo lacuna de ocorrência, e avaliando o efeito da fragmentação sobre a conectividade de populações residentes.
A pesquisadora participou ainda da apresentação de resultados do estudo sobre o status dos serviços de polinização nos pomares de *maçã do Rio Grande do Sul. O projeto é coordenado pela PUCRS, em parceria com a Fepagro, Embrapa Uva e Vinho e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Esse estudo tem por finalidades: estudar a biologia floral das cultivares comerciais mais utilizadas pelos agricultores no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina; analisar a diversidade de abelhas nesses pomares e nas áreas adjacentes; identificar potenciais polinizadores para essa cultura agrícola e avaliar o impacto dos polinizadores na produtividade da cultura.
Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/pesquisadora-representa-a-fepagro-em-evento-nacional-sobre-abelhas-136403
*Destaque nosso


← Voltar
Sem comentários

Comente