Raimundo Colombo participa da abertura da Festa da Maçã em São Joaquim

Raimundo Colombo participa da abertura da Festa da Maçã em São Joaquim

Publicado em 21/04/2016 por Portal da Ilha
 
O governador Raimundo Colombo participou nesta quarta-feira, 20, da abertura da 20ª Festa Nacional da Maçã, em São Joaquim, na Serra Catarinense.
 
O evento terá sua programação até o domingo, 24. “É uma alegria ver as pessoas otimistas com a produção de maçãs. É o reconhecimento de um trabalho importante e muito expressivo, feito com grande qualidade, na sua maioria por pequenos produtores. Colabora significativamente para o desenvolvimento da região”, disse Colombo.

O governador destacou a importância da festa para o desenvolvimento da cultura na região. “O evento é tão emblemático que potencializa e agrega o trabalho dos produtores de maçã, que enfrentam problemas no seu dia a dia.”

O evento é promovido pela Prefeitura de São Joaquim e para essa edição preparou atrações que incluem shows nacionais e regionais, seminários, rodeios, feiras, exposições, o Concurso Nacional de Qualidade da Maçã e a Nevada da Canção Nativa. O Governo do Estado repassou, por meio de convênio, R$ 150 mil para a realização da festa.

“Estamos reeditando esse evento que é muito importante, não somente para São Joaquim e sim para toda a Serra Catarinense. A cidade é a maior produtora de maçã do Estado o que nos torna o maior produtor do Brasil. Temos a base da nossa economia basicamente da fruticultura e principalmente da maçã, com mais de 70% dos empregos”, destacou o prefeito.

Santa Catarina é o maior produtor de maçãs do Brasil com cerca de 700 mil toneladas por safra em 18 mil hectares. Somente a região de São Joaquim são produzidas aproximadamente 450 mil toneladas por 2,4 mil produtores, em 11,5 mil hectares. Em 1970, a produção era entre 7 e 14 toneladas por hectare e, atualmente, a média de produção é de 42 toneladas da fruta por hectare plantado.



← Voltar
Sem comentários

Comente