ABRAFRUTAS lançou o “Relatório Cenário Hortifruti Brasil 2018”

ABRAFRUTAS lançou o “Relatório Cenário Hortifruti Brasil 2018”

Nesta quarta-feira, 31 de outubro, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) e o programa Hortifruti Saber & Saúde lançaram o inédito relatório Cenário Hortifruti Brasil 2018, que traz o panorama nacional da produção de frutas e hortaliças, responsáveis por grande parte dos alimentos consumidos todos os dias no País. Realizado com base em análise de dados, entrevistas com profissionais do setor e métodos estatísticos, o levantamento investigou 24 cultivos e concluiu que são produzidas cerca de 37 milhões de toneladas anuais desses tipos de alimentos, dos quais 3% a 5% são exportados.

Entre os destaques do estudo, chamam a atenção os números relacionados à geração de emprego. Na fruticultura, por exemplo, são 6 milhões de trabalhadores em uma área de 2,4 milhões de hectares. Já na olericultura (área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças e legumes), são 7 milhões de empregos distribuídos em aproximadamente 2,6 milhões de hectares. Isso significa que, a cada 10 hectares cultivados com frutas e/ou hortaliças, são cerca de 25 pessoas empregadas. A título de comparação, na cultura da soja, por exemplo, a cada 10 hectares, é gerado 1 posto de trabalho (dado obtido pela divisão da área plantada com a oleaginosa, 34 mis/ha, por 3,8 empregos gerados pela atividade). Ou seja, além de um relevante impacto macroeconômico, esse setor também é essencial para a empregabilidade de parcela importante da população.

 

Como grande parte da produção é consumida domesticamente, o estudo afirma, ainda, que o setor contribui para a segurança alimentar dos brasileiros pela disponibilização de alimentos seguros e saudáveis.

O Brasil é conhecido pelo plantio de commodities, mas também merece destaque quando o assunto é fruticultura e olericultura, pois são exatamente seus produtores os responsáveis pela imensa maioria dos alimentos que consumimos in natura ou minimamente processados todos os dias. Além disso, a produção de HF tem um grande potencial de crescimento no País.

Mais informações em: http://abrafrutas.org/2018/10/31/relatorio-cenario-hortifruti-brasil-2018-mostra-que-geracao-de-empregos-e-destaque/

Preencha o formulário de acesso ao relatório completo aqui: https://conteudo.saberhortifruti.com.br/cenario-hortifruti-brasil



← Voltar
Sem comentários

Comente