Tecnologia otimiza aplicação de defensivos

Tecnologia otimiza aplicação de defensivos

30/10/15 – 00:00

Foi lançada no Brasil uma nova tecnologia que promete deixar mais eficiente a aplicação de defensivos, tornando a produção mais sustentável e econômica. O DropScope utiliza um microscópio digital que realiza a leitura das gotas depositadas em papéis hidrossensíveis, reunindo assim dados processados por um software que analisa como os agroquímicos estão sendo pulverizados na lavoura.
“Essa leitura e a contagem das gotas eram feitas de forma visual e imprecisa com o auxílio de uma lente de aumento. O DropScope faz um diagnóstico da qualidade da aplicação e ainda dá dicas para solucionar eventuais problemas encontrados”, explica Edson Roberto Minatel, diretor da Ablevision Sistemas. 
A empresa que desenvolveu o software em parceria com o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A comercialização é feita pela Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro) e por outros parceiros comerciais.
O produto é “kit” que contém ainda uma maleta protetora e acessórios – como por exemplo um scanner portátil, que fica conectado ao notebook (futuramente também ao tablet ou celular). Quando o programa identifica uma pulverização não adequada, ele sugere a correção do problema e um diagnóstico de apoio à tomada de decisão.

Agrolink
Autor: Leonardo Gottems
Fonte:http://www.agrolink.com.br/noticias/NoticiaDetalhe.aspx?codNoticia=343453



← Voltar
Sem comentários

Comente