A florada da maçã e o clima

A florada da maçã e o clima

Fonte: https://www.facebook.com/revistaevva/posts/370441183087449

Anualmente a florada das macieiras chama a atenção de turistas e empresários que vêm até Fraiburgo, atraídos pelo espetáculo da natureza. Contudo, este ano devido as condições do clima, com períodos de chuva e frio, que marcaram o início da Primavera, a florada ficou comprometida, e o visual dos pomares está diferente, com poucas flores nos galhos. O frio faz com que as flores caiam, desta forma, as macieiras produzirão menos frutos.
É uma ação em cadeia, cujos resultados serão confirmados na safra de 2014. Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (Abpm), Pierre Nicolas Pérès, as condições climáticas atuais comprometem a produção de maçã. “É um período crítico, porque a planta está querendo florescer. O frio dificulta o trabalho das abelhas que são responsáveis pela polinização, e as flores caem logo. Com pouco calor, as plantas estão paradas”, lamenta. 
Pierre revela que nos próximos 20 dias, o clima vai determinar a qualidade e a quantidade das maçãs que serão colhidas na safra de 2014. “O Inverno foi bom e os produtores estavam satisfeitos com o frio. Mas, agora o clima não está favorecendo”, analisa. 
Apesar da preocupação com os fenômenos naturais, o presidente da Abpm, destaca que a florada da maçã é um espetáculo que coloca as pessoas em contato com a natureza, mesmo diante do frio, as flores das macieiras prometem encantar visitantes e fraiburguenses. “É interessante as descobertas que as pessoas fazem ao visitarem os pomares na época da florada. Elas tem a oportunidade de conhecer o processo pelo qual a fruta passa. Muitos ficam admirados com o que veem aqui”, ressalta Pierre recomendando que o auge da florada será entre os dias 5 a 20 de outubro. 
Quebra de dormência 
É um procedimento realizado nos pomares de maçã, que representa a volta da vegetação, após o Inverno. Para que a quebra da dormência das macieiras seja realizada com sucesso, é preciso de cinco dias com temperatura acima de 20ºC, somente assim é possível uniformizar a brotação. 
Fotos Pierre Nicolas Pérès


← Voltar
Sem comentários

Comente