Amadurecimento e conservação da Maçã – Dr. Luiz Carlos Argenta

Amadurecimento e conservação da Maçã – Dr. Luiz Carlos Argenta

Dr. Luiz Carlos Argenta, pesquisador e fisiologista de plantas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina – Epagri, responde a questionamentos de membro do Clube Ivalda Sampaio, de Limeira, SP:

A maçã amadurece depois de ser colhida?

– Sim, as maçãs amadurecem depois de colhidas. Isso é possível observar pelo amolecimento da polpa (redução da firmeza da polpa) e aumento do aroma. Nas cultivares bicolores o amadurecimento das maçãs após a colheita pode ser observado pelo amarelecimento da casca, que deixou de ser uma marca evidente do amadurecimento pós-colheita das maçãs porque a maioria das novas cultivares tem superfície avermelhada.

Conservação da Qualidade da Maçã pelo Produtor Após a Colheita

O amadurecimento acelerado das maçãs depois da colheita pode resultar em deterioração da qualidade, por isso a fruta segue do pomar para a estação de condicionamento aonde é higienizada, classificada e mantida sob refrigeração até sair para o mercado quando passa aos cuidados dos clientes que a levarão às redes de distribuição ao consumidor.  Os produtores orientam seus clientes sobre quais cuidados devem praticar para manter a fruta em boas condições de qualidade até chegar ao consumidor. (Saiba mais: Maçã Brasileira do Pomar à Sua Mesa)

Consumo e Conservação da Maçã em Casa

Caso deseje consumir as maçãs mais maduras (macias) é só deixar fora da geladeira. Se perceber que a maçã murcha fora da geladeira, então mantenha-as em saco plástico perfurado. Se quiser conservar a qualidade mantendo-as fresquinhas e crocantes por mais tempo, leve-as à geladeira embaladas em sacos plásticos. “Aliás, na geladeira, é importante manter sempre as maçãs embaladas em saco plástico”.



← Voltar
Sem comentários

Comente