Codapar de Palmas pode passar à iniciativa privada

Codapar de Palmas pode passar à iniciativa privada

Informação é do presidente da Companhia, Tino Staniszewski, que destacou projetos de reestruturação da empresa
Unidade da Codapar em Palmas

outubro 28 09:032015                 Escrito por Guilherme Zimermann

Em: Agricultura, Geral

Com uma estrutura com mais de 30 anos e necessidades urgentes de reformas e modernizações, a unidade da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) de Palmas, sul do Estado, pode ser repassada para a iniciativa privada. A informação é do presidente da companhia, Tino Staniszewski, em entrevista à Rádio Club de Palmas, nesta quarta-feira (28).

"Unidade de Palmas está dentro desse projeto.", informou Staniszewski
“Unidade de Palmas está dentro
desse projeto.”, informou Staniszewski

Segundo ele, a Codapar está passando por um processo de reestruturação de todas as suas unidades. Atualmente, a companhia conta com 13 unidades armazenadoras de grãos, duas unidades frigoríficas (Guarapuava e Palmas), 4 unidades operacionais e um porto seco. Salientou que está sendo realizada a análise do desempenho de cada unidade, para se buscar parceiros para a modernização das mesmas.

Destacou que o modelo de parcerias será definido por cada localidade, respeitando as suas características. Informou que todas as unidades estão sujeitas a propostas, visto que o Governo do Paraná, dono de 96% das ações da empresa, não tem condições de realizar as manutenções necessárias para as estruturas. “A unidade de Palmas também está nesse projeto de reestruturação. Claro que não é nada da noite para o dia, mas se aparecerem parceiros dispostos a investir na cidade, nós vamos sentar e estudar a melhor forma”, citando o exemplo dos produtores de maçã e batatas de Palmas e municípios vizinhos que utilizam a estrutura da Codapar e que poderiam reunir-se, em forma de consórcio ou cooperativa, para conduzir a unidade palmense, que conta com 19 câmaras frigoríficas e 03 ante-câmaras, com capacidade para armazenamento de 7.000 toneladas e classificação de 12 ton./hora.

Reconheceu Staniszewski, que os custos para armazenagem na Codapar de Palmas apresentaram elevação acentuada, o que motivou uma reunião entre produtores e representantes da Secretaria de Agricultura e fez com que alguns fruticultores cogitassem levar sua produção para armazemanento e embalagem em Santa Catarina. Explicou que esses aumentos ocorreram em decorrência do aumento da energia elétrica e manutenções, além da estrutura de pessoal, que se torna mais cara do que a iniciativa privada. “Então essa busca por parcerias é justamente para isso, diminuir os custos da unidade. É uma unidade importante, que cumpriu um papel relevante para a região quando foi construída lá na década de 1980, mas que ao longo do tempo vem exigindo manutenções e gastos muito elevados.”, avaliou.
Informou que até o final do mês de novembro estarão sendo concluídos os estudos de valores das unidades, custos operacionais, custos para modernização, para que então o Governo tome conhecimento da realidade de cada unidade e os interessados em firmar parcerias possam apresentar suas propostas.

Tags:


← Voltar
2 Comentários
  • Waldomiro Pelentil De Oliveira
    Postado às 19:46h, 05 dezembro Responder

    Palmas Paraná, merece ser visto pela política do Estado, empresas, cooperativa e agroindústria como uma cidade importante para investir e para grande e medio , pequeno investidores. Sempre estou olhando para horizontes maiores, que vamos ter milhões de investimento para nossa Palmas, vendo que empresas vai apostar no potencial da cidade do Sul do Paraná.

    • ABPM
      Postado às 18:50h, 24 janeiro Responder

      Amamos encontrar você por aqui. Muito obrigado por participar, continue com o Clube e com a nossa maçã brasileira.

Comente