Embrapa & Escola: começa mais um passeio pelo mundo da ciência

Embrapa & Escola: começa mais um passeio pelo mundo da ciência

Esta semana começou mais uma edição do programa Embrapa & Escola com previsão da visita de 18 escolas da rede municipal, estadual e privada, envolvendo aproximadamente 1000 pessoas entre crianças, professores, monitores e atendentes de estações envolvidos com o programa na sede da Embrapa Uva e Vinho em Bento Gonçalves. Escolas de Bento Gonçalves e região com seus alunos dos quartos e quintos anos já estão participando da Edição 2019 do Programa Embrapa & Escola, que acontece de 21 a 25 de outubro na Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves RS). A participação na atividade, que dura um turno, é gratuita.

O Programa Embrapa & Escola integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019, que nesse ano traz o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Dentro dessa proposta, os alunos que participam do Programa Embrapa & Escola vão aprender sobre o melhoramento de plantas e a diversidade genética observando diferentes tipos de uvas de mesa e experimentando o suco de outras variedades; as diferentes leveduras usadas na alimentação e as suas funções; remédios e medicamentos naturais e a educação financeira focada em gerenciar o dinheiro para realizar sonhos. Esta última oficina está sendo ministrada pelo Sicredi, parceira do evento.

A professora e diretora da Escola Ângelo Salton,  Simone Balsanello, acredita que esta é uma edição bem diferente abordando assuntos relacionados à uva e outros assuntos como plantas medicinais. Para ela “Este é um programa que tem que continuar sendo uma oportunidade para os alunos conhecerem a Embrapa e saberem o que é feito aqui”.   Caroline Ribeiro Azambuja, professora da Escola Ulysses Leonel de Gasperi considera um um projeto maravilhoso. Os alunos tem oportunidade de conhecer o que não conhecem. É bem diferente da realidade de nossa escola. Todas as estações foram muito produtivas. Sugerimos que sigam o projeto para que outras escolas possam conhecer.” Denise Cristófoli Cavalli, professora da Escola Imaculada Conceição, já participou de outras edições do programa Embrapa & Escola: “Este ano achei muito legal, bem próximo da vida dos alunos. Os alunos entenderam o que foi explicado para eles, nada muito técnico, isso foi muito próximo da realidade dos meus alunos. Gostei muito da estação que apresentou as uvas (melhoramento genético), porque eu as conheço (uvas).”

Os alunos que participam do projeto apreciam as diferentes estações. Valentina Bortolin, 10 anos, estudante da Escola Ângelo Salton, gostou mais da estação da biodiversidade: “porque as plantas são coisas que estão muito próximas da gente e a gente tem que saber usar.” Andriely Monteiro Rosina, 11 anos, da Escola Ulysses Leonel de Gasperi, pela primeira vez no programa Embrapa & Escola, gostou mais da estação que apresenta diferentes tipos de uva e a questão do melhoramento genético: “o gosto das uvas é diferente e muito bom; e também gostei muito do suco de uva elaborado com uma cultivar desenvolvida pela  Embrapa (Magna)”. Andriely também dá uma dica do que aprendeu na estação sobre educação financeira: “é preciso economizar dinheiro para poder aproveitar a vida”. Júlia Rodrigues Sberse, 10 anos, estudante da escola Imaculada Conceição, ” Temos que ver a importância de nosso planeta e cuidar como vocês fazem para ele ficar melhor”. Ketlin da Silva Gomes, 9 anos, estudante da Escola Ulysses Leonel de Gasperi,  “gostei do programa Embrapa & Escola e mais da estação que abordou os sonhos (educação financeira) e que precisamos guardar nossas economias”. Lauane da Silva Nunes Rodrigues, 10 anos, estudante da Escola Ulysses Leonel de Gasperi “achei muito legal, empolgante. Gostei mais da estação das leveduras”.

A proposta do Embrapa & Escola é possibilitar aos estudantes um ambiente diferente para o aprendizado, incluindo espaços como trilha ecológica, laboratório de análise sensorial, auditório e salas especiais. “Além de apresentações, a ideia é fazer com que as crianças vivenciem e tenham outros estímulos que irão fazer a diferença no processo educativo. É aproximar a ciência das crianças”, sintetiza Marcos Botton, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho.

O Programa Embrapa & Escola é um programa institucional realizado nas diferentes unidades da Empresa de Pesquisa em todo o Brasil. Em 2019, apoiam o Programa na Embrapa Uva e Vinho:  Sicredi Serrana, Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Isabela, Tecnovin, Grupo Francis e Silvestrin Frutas. As inscrições para as escolas participarem do Embrapa & Escola abrem anualmente sempre no final do mês de setembro.

Serviço:

Programa Embrapa & Escola 2019

Data: de 21 a 25 de outubro

Local: Embrapa Uva e Vinho: Rua Livramento, 515, em Bento Gonçalves, RS

Atividade: o passeio tem um turno de duração, das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 16h30. Além das atividades educacionais, os estudantes recebem lanche.

Mª Francisca Canovas de Moura (7168 DRT/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: 054-3455-8120

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/



← Voltar
Sem comentários

Comente