Ivanir Dalanhol entrevistado pelo Rádio Club de Palmas (07/01/2015)

Ivanir Dalanhol entrevistado pelo Rádio Club de Palmas (07/01/2015)

Nota ABPM: Ivanir Dalanhol é Diretor Técnico e de Qualidade da ABPM desde 2012.
O engenheiro agrônomo, produtor e presidente da Associação dos Fruticultores do Paraná (Frutipar), Ivanir Dalanhol, assumiu novamente a Diretoria Técnica e de Qualidade da ABPM – Associação Brasileira de Produtores de Maçã. Em entrevista à Rádio Club de Palmas, sul do Paraná, Dalanhol destacou que o convite é motivo de honra e também de muito trabalho.
Explicou que a pasta é a única, dentro da ABPM, que trabalha com recursos, lado a lado com institutos agronômicos como a EMBRAPA, IAPAR, Epagri e outros. “Todos os trabalhos de pesquisa desenvolvidos são gestionados pela Diretoria Técnica da ABPM. Nós estaremos buscando junto à esses órgãos de pesquisa para que eles façam um trabalho direcionado para o fruticultor, que possa ser aplicado em campo.”, destacou Dalanhol.
Um dos carros-chefe do seu trabalho dentro da Associação Brasileira será a implantação do Centro de Controle Biológico – Mosca Sul, na cidade de Vacaria, no Rio Grande do Sul. O projeto trata-se de uma biofábrica, para a esterilização de espécimes machos da “Mosca da Fruta”, praga recorrente nos pomares. Dessa forma, será feito um controle biológico do inseto, diminuindo a incidência da doença e reduzindo também a aplicação de inseticidas nas macieiras.
Informou que, no final do ano passado, o Ministério da Agricultura liberou cerca de R$ 1,9 milhão para o projeto, que conta também com emendas dos parlamentares catarinenses, Cassildo Maldaner (PMDB) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e do deputado federal Afonso Hamm, do PP gaúcho. A biofábrica deverá iniciar os trabalhos em 4 anos, com investimento final de aproximadamente R$ 5 milhões.


← Voltar
Sem comentários

Comente