22 fev Maçã da Cooperserra é destaque no Filme Entregador de Frutas
Fonte: São Joaquim Online 14/02/2013
http://saojoaquimonline.com.br/14/02/2013/maca-da-cooperserra-e-destaque-no-filme-entregador-de-frutas/
http://saojoaquimonline.com.br/14/02/2013/maca-da-cooperserra-e-destaque-no-filme-entregador-de-frutas/

Personagem principal do filme, entregador de frutas trabalha com maçã produzida na Serra Catarinense.
Assistindo a um ótimo filme brasileiro esta semana pela TV por assinatura, me deparei com uma cena que me fez pular da cama, tamanha a surpresa – aliás, grata surpresa – e orgulho.
O filme em questão era Os Inquilinos, produzido em 2009 e dirigido pelo cineasta paranaense Sérgio Bianchi, que conta a história de um casal e seus dois filhos pequenos que moram em um bairro pobre de São Paulo e cujas vidas viram um inferno por conta de três bandidos que alugam a casa ao lado.
O principal personagem é o pai da família, o entregador de frutas Valter, interpretado pelo ator paulista Marat Descartes .
A trama seguia tensa, típica dos filmes brasileiros que retratam a violência nas favelas das grandes cidades, até que, em certo momento, Valter, o entregador de frutas, aparece em seu trabalho carregando uma caixa da Cooperserra, cooperativa de fruticultores da Serra Catarinense.
A marca da entidade, que nesta quinta-feira completa 36 anos, ficou exposta com bastante evidência por quase dois dos 103 minutos do filme.
Propaganda gratuita gerou resultados positivos

Marca da Cooperserra, cooperativa de fruticultores da Serra Catarinense, aparece em quase dois dos 103 minutos do filme.
Questionada sobre o fato pela reportagem do DC, a Cooperserra confirmou que já sabia da exposição de sua marca no filme, e garantiu: a propaganda foi gratuita e espontânea por parte da direção do filme.
O vendedor da cooperativa, Hermes de Lima Macedo, conta que quando o filme foi produzido, em 2009, as cenas do entregador de frutas carregando as caixas da Cooperserra foram gravadas na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), para onde ia 70% da produção da Cooperserra, até então distribuída nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A cooperativa soube do fato por um cliente, que assistiu ao filme e avisou a entidade, que recebeu a notícia com satisfação.
A exposição da marca na produção cinematográfica proporcionou um grande retorno à Cooperserra. Tanto que, até hoje, segundo o vendedor Hermes, muita gente comenta sobre o filme e compra as maçãs da entidade por este motivo.
É fato que a concorrência aumentou nestes quatro anos que se passaram e, atualmente, a participação da Cooperserra na Ceagesp caiu de 70% para 30%. Porém, isso não significa perda de mercado, segundo o vendedor da cooperativa serrana.
Pelo contrário, pois o que a Cooperserra deixou de vender para a Ceagesp transferiu-se para novos mercados abertos em outros lugares do Brasil, como os estados do Amazonas, Espírito Santo, Maranhão e Mato Grosso.
Atualmente, a Cooperserra congrega 102 produtores dos municípios de São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra, que somam um total de 18 mil toneladas por ano da melhor maçã do mundo.
Coisa de cinema!
Imagens: Pablo Gomes
Sem comentários