Pilates

Pilates

Francieli Balestrin Rover – Fisioterapeuta

Pilates é uma modalidade de exercício físico com sequências de movimentos controlados e precisos, realizado no solo e nos equipamentos, que tem por objetivo reabilitar lesões, promover o condicionamento físico geral e a definição corporal. É uma atividade muito completa, a qual trabalha força, flexibilidade, coordenação, mobilidade, consciência corporal, postura, respiração, entre outros.

Criado há quase 100 anos por Joseph Pilates, o método tem como base os seguintes princípios:

  • respiração
  • controle e fluidez do movimento
  • concentração e centro de força

Com uma grande variedade de exercícios, consegue com isso contemplar vários públicos, desde idosos, gestantes, atletas, para melhorar performances, ou simplesmente para quem busca trabalhar o corpo, mente e espírito, melhorando a qualidade de vida de quem o pratica.

A atividade física é essencial para aumentar os níveis de serotonina, endorfinas (hormônios de bem estar). É muito importante manter todos os cuidados sim, como já dizia Joseph Pilates: “seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa”. Não podemos descuidar nem do corpo, nem da mente, com isso nos mantermos ativos é fundamental nesse processo.

Trabalho com Pilates há 10 anos, e neste período fiz inúmeras formações dentro do método. Em 2014 inaugurei meu estúdio de Pilates em Fraiburgo, “Fran’s Studio” onde procuro promover a saúde física e emocional dos meus pacientes.

Nota: artigo integrante do E-Book: Uma Vida Saudável: corpo, mente, alma da ABPM Clube da Maçã Brasileira



← Voltar
Sem comentários

Comente