Uma maçã por dia traz saúde e alegria

Uma maçã por dia traz saúde e alegria

“An apple a day keeps the doctor away” afirmam os britânicos.

Em bom português: “comer uma maçã a cada dia dispensa o médico”. 
A maçã é celebrada no mundo inteiro. Na Grã Bretanha, Apple Day no dia 21 de outubro, na Rússia, no dia 19 de agosto. Um governador austríaco tirano pendurou num poste um chapéu com as cores da Áustria, numa praça de Altdorf. Todos que por lá passassem teriam de fazer uma reverência como prova de respeito. Um dia, Guilherme Tell e seu filho passaram pela praça e não saudaram o chapéu. Levaram-no imediatamente para o governador que, como castigo,exigiu que ele partisse com uma flecha uma maçã posta na cabeça do filho! Ele conseguiu e entrou para a história. A maçã foi também adotada pelos pintores renascentistas para ilustrar a fruta proibida. Em branca de neve, ela leva a princesa para o sono profundo vencido pelo beijo do príncipe. Segundo a lenda popular, ao ver uma maçã cair de sua árvore, Isaac Newton foi inspirado nas suas conclusões sobre a lei da gravitação universal. New York é muitas vezes chamada The Big Apple, o termo foi dado por músicos de jazz e jockeys na década de 1920 que utilizavam na gíria a expressão “maçã” para qualquer vila ou cidade. Portanto, acontecendo em Nova York, era um grande momento, The Big Apple…..
Existem mais de 7.500 tipos de plantações conhecidas de maçãs, resultando numa gama de características desejadas. Destas, três a quatro mil são cultivadas em maior ou menor escala, em diferentes partes do mundo. O pé de maçã, a macieira, é originário da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral selvagem, Malus Sieversii, ainda é encontrado atualmente. A macieira gosta de climas mais frios, por isso, seu cultivo é bastante comum em países com o clima temperado.
A maçã contém vitamina C que ajuda muito o sistema imunitário. Ela pode prevenir doenças coronárias e cardiovasculares por ser rica em flavonoides, além dos seus efeitos antioxidantes. Baixa em calorias, uma maçã de tamanho normal tem entre 70 a 100 calorias. Comer uma maçã quando o desejo por doces ou chocolate se faz sentir é um paliativo saudável. Ela previne cânceres, observe o plural. A fruta contêm fenóis que têm um duplo efeito sobre o colesterol, reduzindo o colesterol ruim e aumentando o bom. Ela impede que o colesterol LDL se transforme em LDL oxidada, uma das suas piores formas. A sua dentição também agradece, o sumo das maçãs tem propriedades que podem matar até 80% das bactérias na sua boca.
Em média, os americanos consomem cerca de 20 quilos de maçãs por ano, o que chega a cerca de uma maçã por semana. Infelizmente, enquanto uma maçã por semana é melhor do que nada, é nada perto de ser capaz de extrair todas as vantagens que as maçãs têm para oferecer. Comer maçãs faz parte da dieta equilibrada, saudável e do que irá aumentar a sua longevidade, então, por que se limitar a apenas uma por semana?
Quero aproveitar estas férias para deixar as crianças prepararem uma sobremesa deliciosa e sadia, com supervisão de adultos!!!! Esta sobremesa tem custo baixo e, sacrificando o orçamento de doces e guloseimas industrializados, cabe no bolso…..

RECEITA
MAÇÃS NO FORNO
Ingredientes:
7 maças médias
80g de manteiga deixada fora da geladeira por 20 minutos
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de uvas passas
2 boas pitada de canela em pó
6 fatias de pão baguette de 5 mm de espessura
Preparação:
Pré aqueça o forno a 200º durante 25 minutos.
Tire o miolo das maças no sentindo cauda- talo, removendo assim as sementes.
Com a ponta de uma faca, faça um rasgo de 1 mm no meio da maçã e dando a volta dela.
Descasque uma maçã e corte ela em pedaços para tampar a parte inferior das outras.
Mescle o açúcar, a canela,as passas e a manteiga
Encha o miolo das maças com a manteiga temperada
Acomode as maçãs em uma forma refratária untada com óleo e deposite cada maçã em cima de uma fatia de pão.
Salpique as maçãs com açúcar, que vai caramelizar durante a cocção.
Leve ao forno por cerca de 40 minutos, dependendo do tamanho das maçãs.
Peça a ajuda de um adulto para colocar e retirar as maçãs do forno e na hora de servir!!!



← Voltar
Sem comentários

Comente