Verão contribui com vendas e consumo de frutas

Verão contribui com vendas e consumo de frutas

Resende – A voz da Cidade em 12/01/2016 às 09:24
Seja como sobremesa ou simplesmente a refeição principal, as frutas estão dominando o mercado. Desde as festas de fim de ano o cardápio com frutas é constante nas cozinhas brasileiras. Sejam puras ou misturadas a outros alimentos as frutas permitem o equilíbrio na alimentação fornecendo vitaminas e energia. Nesta estação ideal para o consumo de alimentos leves e saudáveis, as frutas típicas da estação como manga, melancia e abacaxi dominam as vendas, assim como as tradicionais laranjas, maçãs, o melão, limão e o maracujá.
O calor incentiva a degustação com diversas alternativas, como sobremesas de salada de frutas ou sucos. Nas redes especializadas como sacolões e feiras livres os produtos têm preço mais em conta e as ofertas são constantes devido a necessidade de renovação do estoque. Nos supermercados as ofertas geralmente ocorrem nos dias de meio de semana, como terça e quinta-feira. “Eu aproveito a feira livre para comprar tudo que preciso e bem fresco. Quando não encontro procuro nos supermercados, que tem preço até um pouco mais baixo, mas a qualidade é ruim. Meus filhos adoram as mangas. Meu marido gosta da melancia e eu já gosto do maracujá, que serve para fazer suco e também doces”, conta a dona de casa Elisabete Menezes, 43.
Nesta época do ano as vendas aumentam em torno de 20%, movida pela prática do suco da fruta e sobremesas. “O estoque é renovado semanalmente permitindo que tenhamos sempre produtos frescos para a venda. Após o carnaval o movimento cai um pouco porque o foco passa a ser Páscoa, bacalhau, chocolate. Nesse calorzão todo mundo quer uma fruta para levar no isopor que vai para a praia, a cachoeira. Quer fazer suco e até caipirinha com os limões que vendem bastante”, afirma o comerciante Frederico da Silva, 60.
Na lista de mais vendidos, as maçãs também fazem o gosto popular: podem ser consumidas diretamente, ou utilizadas como complemento de cardápios em pratos salgados tipo maioneses, ou doces, como maça cristalizada e pedaços em gelatinas e mouses. “Vai da imaginação de cada um como utilizar as frutas para as refeições. É claro que comer uma maçã além de fazer bem para a saúde devido ao seu poder antioxidante amplia o sabor em alguns pratos. A banana também pode ser consumida diretamente ou processada em farofas, caldas, compotas, enfim. Temos uma imensidão de frutas nacionais e neste verão o importante é manter alimentação saudável. A salada de frutas concentra as principais frutas da estação e renda várias porções com custo baixo. Fica a dica”, orienta a cozinheira Ana Beatriz, 58.

Fonte: http://avozdacidade.com/site/noticias/economia/49444/



← Voltar
Sem comentários

Comente