Maçã brasileira é competitiva mundialmente

Maçã brasileira é competitiva mundialmente

O Brasil passou de importador a exportador de maçãs há alguns anos, no primeiro quadrimestre de 2021 as exportações atingiram US$45,6 milhões (FOB).

Celso Zancan, Diretor de operações na Rasip

137% a mais que o mesmo período de 2020, totalizando cerca de 60,2 mil toneladas de acordo com a SECEX. Nossos principais compradores são Rússia, Bangladesh e Índia.

Produzimos principalmente as variedades Gala e Fuji, que também abastecem o mercado nacional. No Brasil a maçã é colhida de janeiro a maio, sendo armazenada em câmaras frias e assim podendo ser disponibilizada o ano inteiro para o consumidor. A maior parte da produção concentra-se nos três estados do sul.

A AgriBrasilis entrevistou Celso Zancan, o agrônomo e Diretor de operações na Rasip, em Vacaria, RS.

 

AgriBrasilis – O Brasil passou de importador a exportador de maçãs. A que se deve isto?

Celso Zancan – O Brasil passou ser exportador de maçãs na década de 90, e nesta última década nossas exportações são superiores a importação giram entre 10 e 20% (depende do tamanho de nossa safra e cambio), se deve ao investimento do setor privado em sistemas de conservação e maquinário de classificação entre os mais modernos do mundo, no campo as técnicas de produção, escolha das variedades, foram ajustadas ao nosso clima e um trabalho conjunto dos produtores, universidades e órgãos de pesquisa. Hoje o setor e competitivo mundialmente neste setor economicamente e em qualidade.

AgriBrasilis – Existe perspectiva de aumento da produtividade e/ou da área de plantio?

Celso Zancan – A área de plantio está estável nos últimos 5 anos, os produtores estão em processo acelerado de reconversão dos pomares com isso está aumentando a produtividade e qualidade.

AgriBrasilis – A Rasip possui rastreabilidade total da produção. Quais os benefícios e vantagens para a empresa e consumidores?

Celso Zancan – A rastreabilidade e uma condição para atender o varejo e distribuidores tanto no mercado interno quanto externo, o benefício e o controle de todo processo produtivo, assegura ao cliente e consumidor que estas frutas foram produzidas de maneira sustentável e com níveis de resíduos dentro das normas internacionais. A comercialização e comercializada em lotes em eventuais problemas facilmente podemos realizar recall e separar as frutas internamente que ainda não foram comercializadas deste lote.

AgriBrasilis – Quais os principais elementos no custo de produção de maçã?

Celso Zancan – O principal custo e a mão de obra, entorno de 50%, a mecanização devido a fragilidade das frutas ainda e incipiente, 20 % com nutrição e defensivos, 10% depreciação (devido ao alto investimento) e 6% seguros em geral.

AgriBrasilis – Qual a previsão de produção na próxima safra? Como o clima interferirá? 

Celso Zancan – Esperamos uma safra normal ao redor de 1,1 milhão de ton, o clima poderá interferir positivamente se o inverno acumular bastante horas de frio, abaixo de 7,2C, chuvas regulares e baixa incidência de granizo na próxima primavera e verão.

Fonte:http://agribrasilis.com/2021/06/18/maca-brasileira-e-competitiva-mundialmente/



← Voltar
Sem comentários

Comente