05 jul Conservação da Maçã Pós-Colheita – Dr. Luiz Carlos Argenta
A maçã é uma das frutas frescas com maior capacidade natural de conservação depois da colheita. O potencial natural de conservação da qualidade de maçãs em ambiente refrigerado (0,5 a 1,5oC), sob atmosfera controlada (com oxigênio reduzido para 0,5% a 1,5% e alta umidade), é de 3 a 11 meses dependendo da variedade e do estádio de maturação no momento da colheita.
A temperatura de geladeira normalmente está entre 4 e 6oC. Nessa temperatura uma maçã pode se conservar por 8 a 90 dias dependendo da variedade e do estágio de maturação no momento da compra no supermercado. Lembrando que a umidade relativa na geladeira é sempre muito baixa e por isso é melhor guardar as maçãs em sacolas plásticas para evitar murcha. (Leia mais: Amadurecimento e Conservação da Maçã)
Sintomas de Deterioração das Maçãs
Os sintomas de deterioração das maçãs na geladeira mais frequentes são: Podridão, murcha e deterioração fisiológica.
Podridões
As podridões são causadas por microrganismos (fungos) que naturalmente habitam a superfície dos frutos durante o seu desenvolvimento na planta. As folhas e frutos possuem uma camada natural de ceras e outros compostos na superfície (cutícula), que protegem contra a infecção pelos fungos. Mesmo assim, pode ocorrer micro rachaduras da camada cerosa ou danos mecânicos (batidas) que favorecem a infecção pelos fungos e o desenvolvimento de podridões. A integridade da camada cerosa e a população de fungos na superfície varia muito com as condições climáticas durante o crescimento dos frutos.
Esses fungos não causam doenças à saúde humana e após a colheita as maçãs são sanitizadas em água clorada para reduzir a população de fungos na superfície e o risco de podridões.
Deterioração Fisiológica
Os sintomas de deterioração fisiológica se expressa pelo escurecimento da casca ou da polpa e pela perda da qualidade sensorial (perda da crocância, suculência, textura farinácea, perda do sabor etc.). Esses sintomas se desenvolvem como expressão de dolo por maturação avançada, envelhecimento, dano por frio etc.).
Resumo
Em resumo, as maçãs podem se conservar naturalmente por 60 dias na geladeira. No entanto, é muito difícil pré-estabelecer a longevidade de cada maçã por ser um organismo vivo vulnerável à condições ambientais antes e depois da colheita e aos métodos de manuseio.
Sem comentários