Fazer compras saudáveis? Basta comer uma maçã antes de ir ao supermercado

Fazer compras saudáveis? Basta comer uma maçã antes de ir ao supermercado

Não consegue resistir ao corredor dos chocolates? Um estudo revela que as pessoas que comem uma maçã antes de irem ao supermercado, compram mais frutas e legumes

A ida habitual ao supermercado implica, por vezes, desvios ao corredor dos chocolates para não mencionar o corredor das sobremesas frias. Mas há solução. Um grupo de investigadores descobriu uma maneira simples para ajudar os consumidores a controlarem os seus impulsos. Basta comer um lanche saudável, como por exemplo uma maçã. 

Foram realizados três estudos diferentes para descobrir se, de fato, os lanches mais saudáveis incitam a melhores escolhas alimentares. 
No primeiro, 120 clientes receberam aleatoriamente um pedaço de maçã, de bolacha e outros nada, quando chegaram ao supermercado. Comprova-se: aqueles que receberam o pedaço de maçã compraram 28 por cento a mais de frutas e legumes, comparativamente com os que comeram o pedaço de bolacha. E 25 por cento em relação aos que não receberam nenhum tipo de aperitivo. 
“Isto ensina-nos que comer algo equilibrado antes de irmos fazer compras pode ajudar-nos a adquirir hábitos de alimentação mais saudáveis”, disse o doutor Aner Tal, da Universidade de Cornell, que realizou a pesquisa com seu colega Dr. Brian Wansink ao jornal inglês Daily Mail. 
No caso do segundo e terceiro estudo, os participantes faziam compras virtualmente. 
No segundo teste foi dado novamente, a 56 participantes, um pedaço bolacha ou maçã, e foi-lhes pedido que imaginassem que estavam fazendo compras. Em seguida, tiveram de escolher entre 20 pares de produtos, aqueles que iriam comprar – cada par continha um item mais saudável e outro bastante calórico. Mais uma vez, os que comeram maçã optaram por alimentos mais saudáveis e os que comeram a bolacha, por alimentos calóricos. 
Já no terceiro estudo, os investigadores queriam compreender se qualificar um produto como “saudável” influenciava, ou não, o comportamento dos consumidores. Dividiram 59 voluntários em três grupos: um recebeu leite com o rótulo ‘leite com chocolate saudável’, outro recebeu o mesmo leite mas com o rótulo ‘leite rico em chocolate’ e o último grupo não recebeu nada. Foram convidados, novamente, a selecionar alimentos de um supermercado virtual, que apresentava uma variedade de alimentos saudáveis e outros de grande teor calórico.
As pessoas que receberam o leite rotulado de ‘saudável’ selecionaram alimentos mais saudáveis, dentro da loja. Isto sugere que o que influencia o comportamento dos consumidores não advém somente do fato de comerem uma peça de fruta ou doces, mas sim da sua percepção do que é ou não saudável. 
“As mercearias, por exemplo, deveriam motivar os clientes oferecendo amostras de fruta e legumes, levando-os a entrar e consumir”, conclui o comunicado de imprensa dos investigadores

Fonte: http://visao.sapo.pt/fazer-compras-saudaveis-basta-comer-uma-maca-antes-de-ir-ao-supermercado=f818342#ixzz3ZAPcSAAX

Veja Mais:


http://www.medicaldaily.com/healthy-food-samples-prime-shoppers-buy-more-fruits-and-vegetables-331208#.VUEshIvE8hU.twitter 



← Voltar
Sem comentários

Comente