Novo estudo da Consumers International (CI) encontra um grande público inconsciente dos impactos de sua dieta

Novo estudo da Consumers International (CI) encontra um grande público inconsciente dos impactos de sua dieta

Uma pesquisa da Consumers International (CI) sugere que um grande número de público não tem conhecimento do forte impacto que as dietas não saudáveis ​​estão tendo sobre a saúde pública global. Mais de 80% das pessoas subestimam o impacto global das dietas não saudáveis ​​quando comparados à outras causas.
A pesquisa em seis países descobriu que, em média, apenas 18% das pessoas identificaram corretamente que as dietas não saudáveis ​​contribuem para mais mortes do que a guerra, tabagismo, consumo de álcool, o HIV / AIDS ou a malária.
Com a Assembleia Mundial da Saúde (WHA) deve se reunir em Genebra na segunda-feira, a pesquisa também mostra forte apoio internacional para ações destinadas a ajudar os consumidores a escolher uma dieta mais saudável.
Ações como a redução de níveis elevados de gordura, açúcar e sal em alimentos todos os dias (61% apoiam firmemente e 34% apenas apoiam), que regulamenta a comercialização de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal para crianças (55% apoiam firmemente e 37% apenas apoiam) e dando aos consumidores mais informações sobre os níveis de gordura, açúcar e sal nos alimentos (67% apoiam firmemente, 30% de apenas apoio), todos receberam níveis muito elevados de apoio.
Estes resultados talvez não sejam tão surpreendentes, dada a importância que as pessoas atribuem à garantia de que eles e suas famílias comem uma dieta saudável (71% “muito importante”, 27% “importante”).
Amanda Longo, diretora-geral da Consumers International, comentou:
“Nossa pesquisa sugere que poucas pessoas entendem a escala da crise de saúde que estamos enfrentando.”
Dietas pouco saudáveis ​​contribuem para 11 milhões de mortes por ano e categoria acima de tabaco como principal causa mundial de essas doenças não transmissíveis evitáveis, tais como doenças cardíacas e câncer. A obesidade custa ao longo da economia mundial 2000 bilhões de dólares por ano.
CI tem feito campanha para uma Convenção Global para proteger e promover dietas saudáveis.
Usando um mecanismo semelhante ao da Convenção para o Controle do Consumo de Tabaco, que envolveria Organização Mundial da Saúde (OMS) e aos Estados-Membros a comprometerem-se com um quadro de políticas que incluam:
  • Restrições à comercialização de alimentos pouco saudáveis ​​para crianças;
  • Melhor rotulagem nutricional;
  • Reformulação de alimentos industrializados para reduzir a gordura, açúcar e sal; e
  • Utilização de ferramentas de fiscais para apoiar o consumo de alimentos saudáveis.

Amanda Long acrescentou: “Desde 1980, a prevalência de obesidade em todo o mundo quase dobrou e a incidência de diabetes tipo 2 aumentou sendo as dietas pouco saudáveis o maior contribuinte para o problema global.”
“Precisamos resolver urgentemente esta questão e a Consumers International está exigindo o apoio da Assembleia Mundial da Saúde para desenvolvimento de uma Convenção Global para proteger e promover dietas saudáveis.”
CI lançou um contador on-line às 9:30 CET, 18 de maio de 2015 para mostrar o número de mortes relacionadas a dietas pouco saudáveis, e o custo global de obesidade, desde a abertura da Assembleia Mundial da Saúde. 


← Voltar
Sem comentários

Comente