Rápida Visão Sobre a Saúde na Europa em 2012

Rápida Visão Sobre a Saúde na Europa em 2012

Fonte: Freshfel Newsletter 45
23/11/2012
A Comissão Europeia (DG Saúde e Consumidores), em conjunto com a OCDE, publicou o relatório “Saúde at a Glance: Europa – 2012”. O relatório apresenta um conjunto de indicadores-chave do estado de saúde, determinantes de saúde, os recursos de saúde e atividades, qualidade de atendimento, despesas de saúde e financiamento em 35 países europeus, incluindo os 27 estados membros da União Europeia, cinco países candidatos e três países da EFTA . A seleção dos indicadores é baseada em grande parte dos Indicadores de Saúde da Comunidade Europeia (ISCE) lista, um conjunto de indicadores que tem sido desenvolvido para guiar o relatório de estatísticas de saúde na União Europeia. É complementado por outros indicadores sobre as despesas de saúde e qualidade de atendimento, com base na experiência da OCDE nestas áreas.
Algumas das principais conclusões incluem:
Crescimento dos gastos em saúde per capita diminuiu ou diminuiu em termos reais em 2010 em quase todos os países europeus;
A expectativa de vida ao nascer em estados membros da UE aumentou em mais de seis anos, entre 1980 e 2010;
Mais da metade (52%) dos adultos na União Europeia estão acima do peso e 17% são obesos;
Os gastos com a prevenção da doença cai 3,2% em 2010;
Doenças crônicas, como diabetes, asma e demência são cada vez mais prevalentes;
As taxas de sobrevivência para os diferentes tipos de câncer têm melhorado na maioria dos países, refletindo a detecção precoce e uma maior eficácia do tratamento.
O relatório inclui o consumo de frutas e vegetais como um dos determinantes da saúde. Ele reconhece que o aumento do consumo de frutas e legumes como parte de uma série de ferramentas para compensar uma tendência worseinig da má alimentação e da atividade física reduzida. Segundo o relatório, a disponibilidade de frutas e vegetais é o principal determinante do consumo. Ele também menciona os esforços do setor na Plataforma de Ação Europeia sobre Dieta, Atividade Física e Saúde.
O relatório está disponível em Inglês (em anexo). O sumário executivo está disponível em todas as línguas oficiais da UE no site da Comissão Europeia, no seguinte endereço: http://ec.europa.eu/health/reports/european/health_glance_2012_en.htm
Documento relacionado


← Voltar
Sem comentários

Comente