Uma Vida Saudável: corpo, mente, alma – Ven. Lama Rinchen Khyenrab

Uma Vida Saudável: corpo, mente, alma – Ven. Lama Rinchen Khyenrab

Uma vida saudável requer a compreensão e a prática de diferentes dimensões humanas: intrapessoal, interpessoal e sistêmica.

Cultivar uma vida saudável começa por saber sustentar a alegria e a gratidão por estar vivo. A partir dessa alegria e gratidão, desenvolve-se uma percepção mais ampla e acolhedora sobre a forma como vivemos e sobre o que é sentir-se saudável.

Saúde não é ausência de doença. É ter um corpo funcional, uma mente funcional. Não necessariamente um corpo belo ou um corpo perfeito, mas um corpo que nos permita experimentar a vida. Essa experiência envolve corpo e mente participando e dialogando com o mundo através dos cinco sentidos. Porém, a forma como direcionamos esse diálogo com as nossas percepções, e o que os sentidos captam sobre nós mesmos e sobre o mundo, pode ser fator que contribui para a saúde física e mental, ou para o aprisionamento e apego a padrões e modos de vida que não contribuem para uma vida saudável, mesmo que tenhamos a ilusão de tudo estar sob controle.

O corpo é a nossa forma de expressão, a mente é o espaço de compreensão. Falar da alma, é falar do todo que representa essa união. Mente e corpo são interdependentes: mente saudável e corpo saudável. O que vai reger nossa experiência de vida está nessa relação. Tudo depende da forma como respondemos àquilo que nos sensibiliza, que nos toca. Essa regência da mente é que irá determinar a qualidade dessa experiência de vida, como uma experiência de felicidade e bem-estar.

Além disso, também é preciso compreender a transitoriedade da vida e a teia de sustentação que nos permite estarmos vivos: impermanência e interdependência são duas visões fundamentais para sustentar a experiência de vida saudável. Quando desenvolvemos essa visão, passamos a ter uma maior responsabilidade sobre nossas ações e suas consequências.

Mahatma Gandhi diz que felicidade decorre da harmonia entre o pensar, falar e agir. Para construir essa harmonia, é preciso ter uma compreensão mais ampla sobre o relacionamento consigo mesmo, com o universo no qual estamos inseridos e com o que podemos chamar de responsabilidade universal.

Nutrimos o corpo e a mente com aquilo que comemos, com nossos pensamentos, sentimentos e relações. Alimentar-se envolve uma visão de socialização. A alegria e a gratidão de ter o que comer, de saber como o alimento foi produzido e chegou até nós, de preparar a refeição, e compartilhar com outras pessoas. Alimentação é uma via pela qual desenvolvemos harmonia, felicidade e acolhimento, com uma percepção sobre todas as causas e condições que permitem que essa nutrição aconteça, sob a ótica de uma responsabilidade universal.

Uma vida saudável depende dessa compreensão ampliada sobre a valorização da vida. A sua própria vida, a do planeta, e a de todos ou outros seres, através dos quais a vida ganha propósito, sentido e significado.

Não há como ter uma vida saudável sem identificar o que nos move, o que nos mobiliza e o que nos alimenta. É gratidão pela vida ou é avidez desenfreada? Essa resposta nem sempre é fácil de identificar, e requer um diálogo verdadeiro e sincero consigo mesmo.

Uma das melhores formas de estabelecer este diálogo interno são as práticas contemplativas. Uma dessas práticas é o mindfull eating: prestar atenção ao que se come, como se come, porque e para que se come.

Ao desenvolver esse tipo de atenção, essa habilidade se expande para todas as demais esferas da nossa vida, permite uma investigação iluminada sobre nosso mundo interno, uma vigilância acolhedora sobre nossas decisões e ações, resulta em uma calma interior que abre espaço para a relação saudável consigo mesmo, com os outros, e para a construção de uma vida plena.

Uma vida saudável é um permanente aprendizado. Aprender a fazer escolhas conscientes, estabelecer relações de cuidado e respeito, descobrir os valores da vida e sua implicação nas relações com o mundo e na responsabilidade universal.

Vida saudável é vida feliz, e o segredo da felicidade é encontrar nossa alegria na alegria dos outros.

Nota: artigo integrante do E-Book: Uma Vida Saudável: corpo, mente, alma da ABPM Clube da Maçã Brasileira



← Voltar
Sem comentários

Comente