01 mar Casca de Maçã no Combate ao Câncer
Aquele hábito de descascar uma maçã para depois saborear a fruta pode ter seus dias contados. Um estudo, ainda experimental, foi realizado pelo Dr. F. Raul, do Instituto Nacional da França para a Pesquisa Médica, avaliando o poder de vários componentes da fruta como antioxidantes no combate ao câncer.
Selecionaram várias células cancerosas e as deixaram expostas a frações de componentes da maçã. Os pesquisadores buscaram determinar se algum desses componentes influencia o crescimento tumoral. encontraram substâncias antioxidantes, chamadas procianidinas, que conseguem (pelo menos no laboratório!) inibir o crescimento das células cancerosas. As procianidinas são encontradas em grande quantidade na casca da maçã.
Entusiasmado com esses resultados, o Dr. Raul sugere uma mudança simples na dieta das pessoas em geral, com potencial efeito protetor contra o câncer.
Bastaria comer uma maçã inteira, com casca, todos os dias. Trata-se de uma fruta razoalvelmente acessível para a maioria das pessoas e fácil de transportar.
Mesmo antes da confirmação clínica dos efeitos da fruta, não custa nada dar uma mordida em uma maçã hoje mesmo. Com casca e tudo.
Fonte: Revista Carta Capital / Outubro/2004
Sem comentários