Fitonutrientes da Maçã Revelam-se Fontes de Benefícios Antioxidante e Anticâncer

Fitonutrientes da Maçã Revelam-se Fontes de Benefícios Antioxidante e Anticâncer

ATLANTA (22/03/01) – O velho adágio ganhou novos contornos: a ingestão dos fitonutrientes de uma maçã ou de um copo de suco de maçã a cada dia, mantém o médico longe (tradicionalmente: “uma maçã ao dia mantém o médico longe”.)

De acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Cornell publicada na edição de 22 de junho da Nature, a combinação de químicos vegetais, como flavanoides e polifenóis – geralmente conhecidos como fitoquímicos ou fitonutrientes – encontrados na polpa e na casca da maçã, é fonte das benesses antioxidantes e anticâncer da fruta.

Embora já há muito se saiba que a maçã é fonte de elementos antioxidantes e de benefícios à saúde “este conceito é diferente” diz o Dr. Rui Hai Liu, professor assistente de ciências alimentarias e autor responsável pelo artigo da Nature. Segundo Liu “os cientistas estão interessados em isolar individualmente compostos tais como vitamina C, vitamina E e Beta-caroteno – para verificar se tais elementos possuem ação anticâncer ou antioxidante. O que parece é que nenhum deles trabalha sozinho na redução do câncer. É a combinação de flavanóides e polifenóis, que fazem o trabalho”.

O antioxidante é um entre muitos químicos que reduzem ou previnem a oxidação, por isso evitam que radicais livres no organismo causem danos aos tecidos e às células. “Nesta pesquisa, mostramos a importância dos fitoquímicos à saúde humana”, diz o colaborador de Liu, Chang Yoing Lee, professor de ciências alimentarias da Universidade de Cornell, na Estação Experimental de Agricultura do Estado de Nova York em Geneva, NY. “Alguns entre os fitoquímicos são conhecidos por serem antialérgicos, outros são anticarcinomatosos, antiinflamatórios, antivirais e antiproliferativos. Agora eu tenho fundamentação para dizer que uma maçã ao dia mantém o médico longe”.

Os pesquisadores descobriram que a vitamina C das maçãs é responsável somente por uma pequena porção da atividade antioxidante. Na verdade quase toda esta atividade é decorrente dos fitonutrientes da fruta. Os pesquisadores de Cornell descobriram que comer 100g de maçã fresca com casca subentende uma atividade antioxidante correspondente à ingestão de uma superdose de 1.500 miligramas de vitamina C.

O que o estudo mostra é que a combinação de fitonutrientes desempenha um papel muito importante na atividade antioxidante e anticancerígena, e os benefícios reais à saúde devem vir de uma mistura de fitoquímicos (encontrados em alimentos).

Utilizando células cancerígenas de cólon tratadas com extrato de maçã, os cientistas descobriram que in vitro, a proliferação das células foi inibida. Os pesquisadores também experimentaram o extrato de maçã em células cancerígenas do fígado e novamente houve a obstrução do crescimento das mesmas.

Este estudo é apenas mais um a demonstrar os benefícios que trazem à saúde os compostos encontrados em maçã e suco de maçã. Em 1999, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis (UC – Davis), confirmaram que estes importantes fitonutrientes também estão no suco da maçã. Eles constataram ainda que os fitonutrientes de maçã e do suco desta fruta inibem a oxidação do LDL ou mau colesterol. De acordo com o pesquisador da UC-Davis Eric Gershwin, M. D., “o que nossa pesquisa comprovou foi que se pode agregar suco de maçã na lista de frutas e vegetais benéficos à saúde humana, porque este alimento claramente contem expressiva quantidade destes importantes componentes vegetais”. Este estudo foi publicado na edição de 16 de abril do periódico Life Sciences.

Outros estudos recentes das propriedades medicinais na maçã foram publicados nos últimos anos, sendo que todos eles solidificam o indispensável papel que a maçã, suco de maçã e derivados desempenham para uma alimentação saudável.

Fonte: Processed Apples Institute www.appleproducts.org – 29/11/2001
O Processed Apples Institute é uma associação internacional de produtores de derivados do processamento de maçã envolvendo também empresas fornecedoras de matéria-prima ou que prestam serviços ao Instituto.
Tradutor ABPM: Moisés Lopes de Albuquerque

 



← Voltar
Sem comentários

Comente