Maçã e Colesterol

Maçã e Colesterol

A maçã contém um tipo de carboidrato complexo, chamado pectina, que forma as fibras das frutas cítricas e que uma vez dissolvido em água, produz uma massa gelatinosa, viscosa que absorve os ácidos biliares no tubo digestivo, diminuindo-os junto com as fezes. De modo que, não havendo a reciclagem dos ácidos biliares no tubo digestivo, o organismo mobiliza o colesterol para formar novos ácidos biliares, indispensáveis no metabolismo das gorduras e do colesterol, consequentemente diminui-se a taxa de colesterol sérico do organismo.

A maçã promove a tonificação do Qi do aquecedor médio e do baço/pâncreas que, em última análise, é responsável pelo funcionamento do tubo digestivo. É necessária a boa atividade do mesmo para que a maçã possa exercer as suas funções.
A pectina torna a absorção de glicose menos eficiente na luz intestinal, fazendo com que o açúcar penetre no sangue mais lentamente, evitando desta maneira que não ocorra aumento em pico da insulina. Este processo evita a transformação do açúcar em gordura.

Outra ação da pectina é a de evitar a formação de cálculos biliares, pois os ácidos biliares que normalmente retomam para o fígado estão saturados de colesterol, sendo por isso, responsáveis pela formação de cálculos biliares.

Fonte: Alimentos – Aspectos Energéticos
A essência dos alimentos na saúde e na doença
Dr.º YSAO YAMAMURA
CENTER AO Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa



← Voltar
Sem comentários

Comente